Na modernidade, onde tudo exige rapidez, não existe nada mais prático do que comprar alimentos industrializados. Entretanto, eles não são a melhor opção para a nossa saúde. Um estudo realizado pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) comparou a quantidade de açúcares, sódio e gorduras em diversos alimentos desse tipo.

Para a surpresa de muitos, a pesquisa constatou que os sucos de caixinha possuem mais açúcar do que os refrigerantes. Em média, um copinho de 100mL de refrigerante de cola ou guaraná apresenta um teor de açúcar de 10g. Os sucos, entre 11g e 12g, em média, dentro do mesmo recipiente. A adição de açúcar em produtos industrializados pode acarretar sérios problemas para a saúde, como obesidade e diabetes.

Como não é prático e nem possível fazer uso de alimentos orgânicos e naturais a todo o momento, fazer compras saudáveis no mercado se tornou um desafio. Para garantir que você não está comprando um refrigerante disfarçado de suco, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) criou o Selo de Aprovação SBC. A presença do selo nos produtos é a garantia de que você está comprando produtos diferenciados desde sua concepção e que o auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares (colesterol, hipertensão ou pressão alta, infarto, etc).

Por exemplo, os sucos de uva certificados não possuem adição de açúcar, água ou corantes. Quando associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis, esse produto pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares. Por isso, é uma boa ideia procurar o selo nas embalagens que você pretende levar para casa.

Para que o produto seja certificado com o Selo de Aprovação SBC, algumas características nutricionais são observadas em sua composição, tais como:

• Teor de gordura total (devem ser isentos de gordura vegetal hidrogenada);
• Teor de gordura saturada;
• Teor de gordura trans (zero desse tipo de gordura);
• Teor de colesterol;
• Teor de açúcares (sem adição de açúcar);
• Teor de sódio;
• Teor de fibras.

Os critérios nutricionais representam apenas uma das etapas do processo de avaliação e, desse modo, o fato do produto se enquadrar dentro dos valores estabelecidos não significa necessariamente que o mesmo será aprovado para utilização do Selo. Ainda existem laudos laboratoriais que devem ser credenciados pela Anvisa e a rotulagem dos alimentos também é avaliada pela sua clareza e transparência.

Não são apenas os sucos que recebem o Selo. Ele também aprova a qualidade de outros alimentos como margarinas, óleos vegetais, carnes, frutas, pães, lacticínios, cereais, entre outros. Você pode conferir a lista de todos os produtos que receberam a certificação do SBC clicando aqui. Faça as suas compras lembrando sempre da saúde do seu coração!

COMENTÁRIOS:

Comentários

2 Respostas para “Como escolher o que faz bem ao coração na hora das compras!”
  1. irene martins disse:

    muito boa materia, esclarecedora

Comente

Deixe aqui sua opinião...