O amor acontece não apenas entre dois namorados. Às vezes, ele é fruto de um caso com o trabalho. Profissionais que se apaixonam por suas empresas apontam cinco motivos por amarem o que fazem:

  • Emoção e desafios no trabalho
  • Oportunidade de aprendizado e crescimento profissional
  • Uma equipe de pessoas formidáveis
  • Boa remuneração
  • Um excelente chefe

As indicações foram feitas no livro “Eu amo meu trabalho – Como fazer isso ser verdade”, escrito por Beverly Kaye e Sharon Jordan-Evans, que entrevistou 15 mil pessoas tentando entender porque elas permanecem no mesmo emprego.

Atualmente, o Brasil está no momento de conquistas profissionais. O mercado aquecido busca talentos e oferece condições flexíveis de trabalho. As empresas notaram que um profissional feliz é muito mais produtivo, por isso, se esforçam para que este seja beneficiado e alegre com o que faz.

Talvez seja por esse motivo que, mesmo trabalhando mais horas durante a semana, os brasileiros estão satisfeitos com a sua profissão e aprenderam a gostar do que fazem. De acordo com pesquisa realizada pela Regus, 81% dos profissionais declararam que gostam do seu trabalho e mais da metade está satisfeito com a quantidade de tempo disponível para ficarem em casa e cuidar de assuntos pessoais. Mais de 16 mil profissionais foram entrevistados em 90 países diferentes, sendo que o Brasil é o segundo país com o melhor Índice de Equilíbrio entre Vida Profissional e Pessoal, atrás apenas do México.

Segundo as autoras do livro previamente mencionado, a realização profissional e a felicidade no trabalho dependem única e exclusivamente de uma pessoa: você. Basta dedicação e esforço da sua parte. Então, o que fazer se você faz parte dos aproximadamente 20% da população que está insatisfeito com o emprego atual?

Encontre algumas atividades que considere prazerosas no seu trabalho e motivação para realizar as que são “chatas”. Uma lista disponibilizada pelas escritoras mostra o que faz alguns profissionais vibrarem e talvez seja uma boa ideia aplicar essa energia no seu trabalho. Confira:

Se o que aumenta o seu entusiasmo for: Encontre:
Independência Projetos/tarefas que você possa gerenciar sem muita supervisão
Feedback Colegas, clientes internos ou um chefe dispostos a oferecer uma opinião objetiva sobre algo específico
Desafio Uma oportunidade de fazer algo que exija muito de você (por ex, falar com os diretores, comandar uma força-tarefa, fazer um trabalho para uma nova área).
Contato com os clientes Meios de funcionar como o elo entre os clientes internos e externos. Você pode, por exemplo, levá-los para almoçar, resolver problemas em conjunto ou participar de conferências junto aos grupos.
Trabalho em equipe Um grupo que esteja trabalhando na solução de um problema ou, então, forme sua própria equipe. Vale também montar um time de vôlei ou se candidatar como técnico da turma do futebol.
Aprendizado Alguém que o ensine algo novo. As alternativas incluem fazer um curso dentro ou fora do local de trabalho, naegar pela Internet, ir a feiras e congressos, viajar e ler um livro.
Variedade Um modo de variar sua programação, o local ou as tarefas do trabalho diário. Comece mudando o caminho pelo qual você vai para o escritório e converse com colegas diferentes.
Liderança Alguém que precisa e queira um mentor ou um coach. Considere as oportunidades dentro e fora do trabalho.
Tomada de decisões Um modo de obter informações sobre os processo de trabalho antes das resoluções finais. Ofereça sua contribuição como voluntário em um conselho de processos decisórios ou junte-se a uma organização sem fins lucrativos (ONGs ou associações de bairro).

Encontrar tarefas dentro do emprego atual que seja fonte de satisfação pode ser uma saída para aqueles que não estão motivados.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...