O site Health fez uma listagem dos impactos que algumas profissões têm na saúde do trabalhador. Para uma profissão ser qualificada como saudável, ela deve ofertar respeito, benefícios, bem-estar, incentivos e segurança. A saúde deve ser atingida não apenas no horário de expediente, mas refletida na vida do profissional. Vamos conhecer as 8 melhores profissões do ponto de vista da saúde:

1. Instrutor de academia – é um pouco óbvio que uma profissão que exige exercício físico estaria entre as que fazem bem para a saúde. Nessa lista, estão inclusos os instrutores de yoga, coreógrafos, personal trainers e treinadores. Essas profissões oferecem interações sociais positivas, criatividade e flexibilidade de horário. O único ponto negativo é que você talvez não seja incluído no benefício plano de saúde.

Imagem: Health

2. Engenheiro de Software – Quem não quer trabalhar no Google, na Apple, na Intel e em outras grandes companhias de tecnologia? Mesmo que ficar o dia inteiro sentado e olhando para a tela de um computador não é visto como uma prática saudável, a maioria desses profissionais são realizados e atingem a felicidade, deixando a saúde mental impecável.

Imagem: Health

3. Jardineiros/Floristas – Pesquisas apontam que estar rodeado pela natureza reduz o estresse e a pressão arterial. Os mesmo benefícios podem ser encontrados em profissões como paisagistas e horticultores.

Imagem: Health

4. Trabalhadores de seguros – Atuários que trabalham com análises estatísticas para companhias de seguros não lidam com altos níveis de estresse e esforços físicos. A profissão também conta com um baixo índice de desemprego, fato que eleva a saúde mental dos trabalhadores. Normalmente, essas empresas tem grande preocupação com a saúde dos funcionários, o que é outro ponto positivo.

Imagem: Health

5. Profissionais aliados à saúde – Nesta lista, entram profissionais como técnicos de registros médicos, técnicos de laboratórios, nutricionista, higienista oral e terapeutas ocupacionais. Por seu trabalho ser focado em alguns aspectos da saúde, a probabilidade deles aderirem bons hábitos nas suas vidas é bem maior. Ao contrário de médicos e enfermeiros, esses profissionais contam com horários regulares, mais um ponto!

Imagem: Health

6. Funcionários públicos – Os grandes pacotes de benefícios dados para esses profissionais, como feriados sem trabalhar e períodos extensos de férias, e o investimento em programas de bem-estar no ambiente de trabalho, fazem desse trabalho uma profissão saudável. Entretanto, não é garantido que você não passará por estresses e estará em segurança cem por cento do tempo.

Imagem: Health

7. Assistente Administrativo – Incluído nessa categoria, também estão as equipes de suporte. Um estudo afirma que essas profissões tem o menor número de acidentes no trabalho ou falta por doenças. Os horários regulares e um escritório fixo dão segurança aos funcionários que sabem o que esperar todos os dias. O ponto negativo dessa profissão é que muitas vezes ocorre o excesso de trabalho.

Imagem: Health

8. Funcionários de pequenas empresas – Grandes companhias podem oferecer pacotes de benefícios, avanços tecnológicos e recursos, mas muitas vezes é impessoal para os trabalhadores. Para pessoas que prezam a individualidade, pequenas empresas serão as mais gratificantes. Quando o dono da empresa está mais próximo dos funcionários, a probabilidade dele se preocupar com o bem-estar e a satisfação de todos é maior. Estudo feito nos EUA mostra que esses trabalhadores têm índices menores de mortalidade, obesidade e diabetes.

Imagem: Health

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...