O corpo precisa de vitaminas, mineiras, proteínas, carboidratos e gorduras para funcionar adequadamente. Quando um dos elementos fica faltando, o organismo enfrenta problemas. Uma má alimentação pode ser a causa de muitos problemas pessoais e também profissionais. Raciocínio lento, desânimo, mau humor, sono e cansaço, além de doenças como diabetes, hipertensão e enxaquecas, podem ser o resultado de uma alimentação desequilibrada.

Por isso, não adianta fugir: quem quiser se ver longe de problemas no trabalho pode fazer isso apenas apostando em uma alimentação mais saudável. É importante notar que uma alimentação balanceada está relacionada com qualidade de vida, prevenção de doenças e, principalmente, longevidade.

Então, aqui vão algumas dicas de como melhorar o seu desempenho no trabalho através da alimentação:

Criatividade: alimentos como carnes magras (peixes), oleaginosas, ovos, vegetais e frutas. O peixe possui o ômega 3, que oxigena as células, e fósforo, uma fonte de energia. Exercícios físicos também estimulam o cérebro e preservam a memória.

Agilidade: carboidratos em geral, como barrinhas de cereais, pães, bolachas, massas, arroz e batatas.Os alimentos integrais são os ideais por conterem fibras e vitaminas do complexo B. Outras recomendações: soja, tofu, leite de soja, nozes e amêndoas.

Melhor humor: Alimentos que contêm triptofano, ácido fólico, vitamina B6 e tirosina regulam os neurotransmissores responsáveis pelo humor. São eles o leite e derivados, grão de bico, feijão, banana, abacate, aveia, sementes de gergelim e girassol.

Enxergar melhor: importante para quem passa muito tempo na frente do computador. Alimentos com pigmentação laranja, vermelha e amarelada são um estímulo para a visão. Entre eles está a laranja, mamão, cenoura, caqui e abóbora.

Força física: cereais integrais, frutas, vegetais e carnes são fontes de carboidratos, vitaminas e minerais responsáveis pela energia e apresentam uma proteína responsável pela recuperação e construção muscular.

Redução do estresse: uva, brócolis, repolho, couve, cerais integrais e linhaça podem ajudar. Fitonutrientes, vitaminas, minerais e ácidos graxos reduzem o estresse e podem ser encontradas também na melancia, goiaba, no tomate, mamão e peixes.

Combater o sono: substâncias estimulantes que acelerem o sistema nervoso e melhorem o estado de alerta são importantes para ninguém dormir no expediente. Canela, gengibre, noz-moscada e pimenta podem ajudar.

Chá verde, chá preto, chá mate, café devem ser moderados e nunca ingeridos após as principais refeições, pois reduzem a absorção de alguns nutrientes.

Combater a preguiça após o almoço: o desânimo pós-almoço pode ser evitado se a gordura for evitada na refeição. Comer muito de uma vez só causa muito esforço do corpo para a digestão, deixando o corpo cansado.

* Com informações do InfoMoney.

COMENTÁRIOS:

Comentários

2 Respostas para “Melhore seu desempenho no trabalho com a alimentação certa”
  1. Sandro disse:

    Achei muito interessante relacionar os hábitos alimentares com o ambiente e os fatotes que influenciam em um melhor desempenho.

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