Os brasileiros estão cada vez mais gordos. Pesquisa feita pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) com 54 mil pessoas mostrou que 48,5% da população está acima do peso ideal e 16% estão obesos. Os fatores para o aumento das porcentagens variam entre o sedentarismo, a alimentação, o envelhecimento, hábitos e estilo de vida.

O relatório mostrou que 39,6% dos homens se exercitam regularmente e o percentual de sedentários no Brasil caiu em 2% nos últimos anos. Entretanto, são os jovens de 18 a 24 anos que buscam o vigor físico. Ao envelhecer, metade deles deixam de se exercitar. Entre as mulheres, apenas 22,4% são ativas fisicamente.

Ainda sobre as mulheres, há um aumento de cerca de 6% a cada diferença etária de 10 anos, até chegar aos 55 anos. Um quarto das mulheres entre 18 e 24 anos está acima do peso (25,4%). A proporção aumenta 14 pontos percentuais na próxima faixa etária (25 a 34 anos de idade), atingindo 39,9% das mulheres, e mais que dobra entre as brasileiras de 45 a 54 anos (55,9%). O envelhecimento tem uma forte influência quando o assunto é obesidade.

De acordo com o Ministério da Saúde:

“A obesidade é um forte fator de risco para saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes. Pessoas obesas também têm mais chance de sofrer com doenças cardiovasculares, principalmente isquêmicas (infarto, trombose, embolia e arteriosclerose), além de problemas ortopédicos, asma, apneia do sono, alguns tipos de câncer, esteatose hepática e distúrbios psicológicos.”

O combate à obesidade é primordial e deve começar pelos jovens. Ao prevenir a população jovem de hoje, uma geração futura de pessoas com excesso de peso será evitada. Fique de olho na sua saúde! Confira algumas matérias do Blog que tratam sobre o emagracimento, a obesidade e fatores de risco:

COMENTÁRIOS:

Comentários

5 Respostas para “Uma população cada vez mais gorda”
  1. Bernadete disse:

    Perdi 11 Kg recentemente através da reeducação alimentar. Quam aprende a se alimentar corretamente, ganha muito e para o resto da vida. Muito bom!

  2. Sidney disse:

    Caramba, e eu com tanta dificuldade de ganhar peso, rs.
    Artigo legal…
    Abraço.

  3. Ronie Marques disse:

    Muito boa matéria. Com a correria do dia a dia nós acabamos tendo uma péssima alimentação, cheia de gordura e pobre em nutrientes. Viramos uma bomba relógio.

Comente

Deixe aqui sua opinião...