Quem é louco por automóveis com certeza já associou o título com o nome dos programas de TV americanos que tunam carros e os deixam impecáveis. O projeto Pimp My Carroça tem uma proposta parecida, mas irá trabalhar com os catadores de lixo, responsáveis por reciclarem mais de 90% de todo o material reciclável de São Paulo.

Imagem: Facebook Mundano

O projeto é idealizado pelo grafiteiro Mundano, que vem reformando carroças desde 2007. A “pimpada” ocorrerá nos PITSTOPS e irá transformar as carroças para deixá-las mais seguras, adicionando retrovisores, buzinas, faixas refletivas, cordas e luvas. Além disso, o visual também mudará com uma bela arte do grafiteiro e uma frase especial enviada pelo público. E como todo carro precisa de seu combustível, o que move as carroças são os catadores e eles também receberão uma tunada! Um belo almoço para acabar com a fome, consulta no médico para deixá-los com a saúde em dia, além de uma boa conversa com um especialista em dependência química.

Imagem: Facebook Mundano

Tudo isso acontecerá no início de Junho, antes do Rio+20 e durante a Virada Sustentável de São Paulo. Após o PITSTOP, acontecerá a carroceata, uma exposição de todos os catadores e suas carroças pimpadas. Essa ação social, sustentável e artística tem como objetivo alcançar a visibilidade dos catadores de lixo. Para que? Para que a reciclagem possa ser feita de maneira segura e digna por eles.

E como todo bom projeto, o apoio é fundamental. Ele só será financiado se pelo menos R$38,000 forem atingidos até o dia 10/05/2012. Até agora, já recebeu o apoio financeiro de 178 pessoas, arrecadando R$8,625.

Você vai participar? Assista o vídeo e faça sua decisão:

” Fico imaginando a carroceata com centenas de catadores sorridentes, com o tanque cheio de combustível, saúde em dia e com suas carroças totalmente pimpadas com itens de segurança e com arte de qualidade. Mas meu sonho mesmo é que o PIMP MY CARROÇA seja um marco histórico que servirá para questionar e mudar o descaso da sociedade em relação aos catadores e o destino de incontáveis toneladas de materiais recicláveis que desperdiçamos diariamente.” Mundano – 26/03/2012

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...