Um aspecto interessante sobre a reciclagem é que ela tem o poder de despertar a criatividade das pessoas. Um exemplo é o labirinto de lixo em exposição no Parque Vila Lobos, Juventude e Ecológico do Tietê aqui em São Paulo. Ao entrar e se perder no meio de tantas garrafas, latas, papelões e embalagens, o artista Eduardo Srur conseguiu fazer com que os participantes pensassem “e se o mundo ficasse assim? E se tudo que eu jogo fora acabasse começasse a me rodear? Por que não reciclar e parar de acumular?”. Os labirintos eram feitos de 30 toneladas de materiais recicláveis.

Imagem: Eduardo Srur Flickr

Outra artista que conseguiu usar a reciclagem de maneira criativa foi a inglesa Michelle Brand. Utilizando o fundo das garrafas plásticas, ela criou cortinas e luminárias extremamente originais. Segundo a artista, a preservação da natureza e o reaproveitamento de materiais usados dão origem a objetos de grande elegância e complexidade visual. Onde muitos enxergam lixo, outros enxergam a oportunidade de criar.

Imagem: Michelle Brand

Imagem: Michelle Brand

Imagem: Michelle Brand

E você? Já usou sua criatividade hoje?

COMENTÁRIOS:

Comentários

3 Respostas para “Reciclando com criatividade”
  1. Solidworks disse:

    Adorei as luminárias e garrafas plásticas. Materiais que consideramos descartáveis sem função, viram objetos incríveis quando são reaproveitados. Hoje, ao menos no Rio de Janeiro, apenas 3% do lixo é reciclado. 97% vão para os lixões, comprometendo o meio ambiente. Se aspiramos progresso e desenvolvimento nossa mentalidade precisa mudar.

Comente

Deixe aqui sua opinião...