No dia do consumidor, os supermercados de São Paulo estão distribuindo sacolas reutilizáveis para os compradores de mais de 5 itens. A iniciativa faz parte das ações para determinar um período de transição para o fim das sacolas plásticas no setor. O período de transição acaba no dia 3 de abril.

A expectativa é que sejam distribuídas 6 milhões de unidades durante o dia de hoje! Elas poderão ser trocadas após um período de 6 meses por outras sacolinhas biodegradáveis novas.

Também vale a pena ressaltar sobre o consumo coletivo nessa data! Ele é promovido pelo fato de estarmos sempre comprando, e comprando e comprando… Cada produto, cada embalagem, cada plástico, cada brinquedo que quebra, cada sapato que fica muito usado acaba sendo descartada e, assim, pilhas de lixo vão se formando e poluindo o planeta.

Por que não doar, trocar ou até mesmo alugar os objetos que só precisamos usar ocasionalmente? Em um post falando sobre o bem que a internet pode fazer, o Blog da Saúde comentou sobre o portal “Descola Aí”, um site brasileiro que permite que você alugue seus bens de consumo ou faça troca com outras pessoas, deixando de comprar, descartar e poluir (além de economizar!).

Outra dica, dada pelo Instituto Akatu: siga os Rs do consumo consciente!

Refletir
Lembre-se de que qualquer ato de consumo causa impactos no planeta, por isso, procure potencializar aqueles positivos e minimizar os negativos.

Responsabilizar-se
Ao assumir a responsabilidade por você, pelos impactos bons e ruins de seus atos, pelas pessoas e por sua cidade, é mais fácil mudar de atitude.

Respeitar
Não só as pessoas a sua volta e o meio ambiente, mas também é importante respeitar a si mesmo e o seutrabalho.

Reduzir
Exagere no carinho e no amor, mas evite desperdiçar produtos, serviços, água e energia.

Reutilizar
Use o produto até o fim de sua vida útil, sem adquirir um novo apenas por impulso. Muitos itens podem ser reinventados, inovados e utilizados de outras maneiras, virando um brinquedo, um enfeite ou adereço, por exemplo.

Reparar
Quebrou? Conserte. Brigou? Peça desculpas e também seja capaz de desculpar.

Reciclar
Separe em sua casa o lixo sujo do limpo. Só descarte na coleta comum o sujo e entregue o limpo na reciclagem ou para o catador. Afinal, hoje, mais de 800 mil famílias vivem da reciclagem no Brasil.

Repassar
Retuíte e reenvie e-mails com as informações que você possui e que ajudam na prática do consumo consciente.

 

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...