Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, 1 em cada 3 crianças entre 5 e 9 anos estão com o peso acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre os jovens de 10 a 19 anos , 1 em cada 5 apresentam excesso de peso.

Uma população que possui crianças e jovens obesos indica uma futura geração de adultos obesos, hipertensos, diabéticos, com riscos cardiovascular, renal e cerebral aumentada.

Os ministérios da Saúde e Educação elaboraram um programa que abordará o assunto da obesidade nas escolas públicas. Hoje acontece o lançamento da Semana de Mobilização Saúde na Escola, no colégio Municipal Oswaldo Cruz, em Belo Horizonte (BH).

Durante a semana, nutricionistas avaliarão os estudantes, calculando o Índice de Massa Corpórea (IMC) e dando orientações nutricionais. Aqueles que estiveram acima do peso serão encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde a fim de receberem um acompanhamento. As famílias dos alunos também poderão visitar a UBS para conhecer os serviços disponíveis. De acordo com o Ministério da Saúde, as UBSs são capazes de resolver 80% dos problemas de saúde das pessoas da região.

A iniciativa dos ministérios de Saúde e Educação será importante para promover qualidade de vida para o futuro dos 5 milhões de estudantes que frequentam escolas públicas. Esse ano será a primeira edição, mas ela acontecerá todos os anos com novos assuntos.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...