Se você é uma jovem mulher, provavelmente enxerga o exercício físico como uma maneira de se manter em forma e perder alguns quilos. Já escutou sobre os benefícios que faz para a saúde, mas nunca parou para realmente pensar no que a prática de exercícios pode trazer quando você tiver pra lá dos 40 anos.

A chegada da menopausa e o aumento do risco de câncer de mama são pesadelos que rondam as mulheres a partir dos 45 anos. A boa notícia é que por vários estudos científicos a medicina comprovou que exercícios físicos regulares aliviam os sintomas da menopausa e reduzem o risco de câncer de mama.

Quando ocorre a transição entre a idade fértil e o período não reprodutivo, a mulher passa pelo climatério. Ocorrem quedas hormonais e ocorrem  sintomas no corpo feminino como ondas de calor, pode surgir a osteoporose, alterações urogenitais e de humor, aumento do risco cardiovascular e de câncer de mama.

Entretanto, quando praticamos exercícios físicos regulares, acontece o aumento do SHBG (proteína que liga o hormônio) que está associado à redução do risco de câncer de mama.

Além disso, um estudo realizado na Polônia em 2010 constatou que 52% das mulheres que praticavam atividades físicas regulares sentiam menos efeitos do climatério ao entrar na menopausa.

Então, aqui vai uma dica: não espere para praticar exercícios quando os problemas de saúde chegarem; devem ser feitos regularmente durante a vida. Os exercícios físicos recomendados para mulheres incluem musculação, atividades para melhorar a capacidade aeróbica, o equilíbrio e o alongamento.

COMENTÁRIOS:

Comentários

2 Respostas para “A relação entre menopausa, câncer de mama e atividades físicas”
  1. As pessoas devem saber que os exercícios físicos não implicam apenas em ganhos estéticos, mas como forma de prevenir inúmeras doenças. E as mulheres devem ficar atentas ao climatério. Excelente tópico!

  2. Herbalife disse:

    A perda de massa muscular, que é mais acentuada ainda nas mulheres, é causa de diversos problemas articulares, motores e ósseos. A atividade física é essencial para manter a massa muscular, fortalecer ligamentos, e com isso contribuir para a redução de problemas futuros.

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