Uma das primeiras coisas a serem riscadas da sua lista quando estiver de dieta são aqueles amigos comilões. Pesquisadores da Universidade Roel Hermans of Radboud, na Holanda, mostram que as pessoas, principalmente mulheres, ajustam a quantidade de alimentos ingeridos de acordo com a de quem estão acompanhando.

O estudo feito com 70 jovens observou que quando uma mulher mordia seu lanche, a amiga também levava o sanduíche à boca em um breve intervalo de 5 segundos. Elas preferiam comer em sincronia.  Para ser um bom anfitrião, comemos mais junto aos convidados gulosos.

A explicação mais provável para isso acontecer é o mimetismo comportamental, praticado consciente ou inconscientemente nas interações sociais. A mímica ocorre por um vínculo muito forte entre a percepção e a ação. Quando percebemos um movimento, o nosso sistema motor ativa aquela mesma ação, o que torna a probabilidade de movimentos em sincronia maior, segundo o estudo publicado no PLoS ONE. Entretanto, a imitação só ocorre quando existe um motivo para criar um vínculo de amizade ou aceitação entre as duas pessoas.

Ou seja, quando saímos para comer com alguém e queremos que aquela pessoa goste de nós, é bem provável que nosso ritmo de comilança seja igual!

Por isso que dietas em grupo, ou com o apoio da família, tendem a oferecer maiores resultados. Jantar com amigas que também estejam controlando a alimentação é uma boa pedida para quem quer perder peso, pois ambas comerão menos juntas.

COMENTÁRIOS:

Comentários

Uma Resposta para “Comemos o mesmo tanto que a pessoa ao nosso lado?”

Comente

Deixe aqui sua opinião...