Basta alguma admirada celebridade falar sobre uma dieta que segue que as chances de virar “a dieta da moda” são bem grandes. Isso não quer dizer que a dieta funcione ou que funcione para você. Com o apoio de mais de 5.000 cientistas, a Sense About Science continua a desvendar a realidade sobre informações científicas dadas anualmente por pessoas influentes.

As reclamações são enviadas por cientistas e público, seja de produtos, estilo de vida ou campanhas, que parecem fazer pouco sentido científico. No final de cada ano, um apanhado geral das teorias mirabolantes é revelado e para 2011 notou-se uma estranha dificuldade em compreender o mar!

O comentador político americano, Bill O’Reilly, alegou que não temos a compreensão de como as marés funcionam, enquanto Snooki Polizzi (participante de reality show americano) apresenta sua própria teoria do porquê o mar é salgado (muito esperma de baleia).

Enquanto isso, um item must-have do ano passado, a pulseira Power Balance, observada nos pulsos de David Beckham e Kate Middleton, caiu em desuso. A Power Balance foi publicamente repreendida por suas reivindicações de marketing e, embora ainda esteja à venda no Reino Unido, o apoio de celebridades diminuiu.

Também deixamos para trás alguns problemas persistentes (menos famosos caíram nas armadilhas de dietas desintoxicantes em 2011). Mas celebridades finalmente receberam a mensagem? Sim, parece que exceto Gwyneth Paltrow…

É hora de desmitificar alguns dos comentários de famosos sobre ciência e saúde, mas as visualizações sobre o que dizem percorrem longos caminhos e fica difícil reverter.

Problemas com o mar?

Participante de reality show dos EUA, Nicole “Snooki” Polizzi, disse: “Eu realmente não gosto da praia. Eu odeio tubarões e todo o esperma de baleia na água. É por isso que o oceano é salgado”.

Dr. Simon Boxall, oceanógrafo: Seria necessário uma grande quantidade de esperma de baleia para tornar o mar salgado! O sal do mar vem de muitos milhões de anos de água que flui sobre as rochas e minerais. Lentamente dissolve-os levando à natureza o ‘salgado’ dos mares. Água salgada realmente mantém nossos oceanos livres de muitos microorganismos que causam doenças. Então por que não dar à praia outra chance e voltar a entrar na água?

Atalhos para uma boa saúde?

A personalidade da TV, Simon Cowell, descreveu o seu coquetel de vitaminas C, B12 e magnésio, parte de sua tentativa de se sentir mais jovem e saudável: “É uma sensação incrivelmente quente … É muito calmante”.

Ursula Arens, nutricionista da Associação Dietética Britânica:
Simon, a menos que tenha uma deficiência de vitamina, o que você come irá fornecer-lhe as vitaminas que precisa. A absorção das vitaminas pelo seu corpo é muito eficiente. Se você está preocupado em não adquirir vitaminas suficientes através dos alimentos, e não pode mudar sua dieta, então suplementos vitamínicos seriam uma forma simples de dar-lhe segurança. No entanto, meu conselho para você, Simon, é que se precisar de uma sensação calorosa e calma, tome uma boa xícara de chá!

Dica importante do Sense About Science:

– Seu corpo faz um bom trabalho de levar tudo que você precisa para ficar saudável. Se você suspeitar de uma deficiência grave, esta deve ser diagnosticada e tratada adequadamente (caso contrário, nenhum suplemento é necessário).

A atriz Gwyneth Paltrow escreveu em seu blog sobre sua dieta de desintoxicação. Mas os cientistas reivindicam que o nosso corpo tem o próprio e fantástico sistema de desintoxicação já existente na forma de fígado e rins. Muito melhor beber bastante água, ter uma dieta balanceada, dormir o suficiente, e deixar seu corpo fazer o que faz melhor!

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...