Um dos alimentos mais tradicionais ingeridos no café da manhã pelo brasileiro é o famoso pãozinho francês. Saímos de casa e vamos até a padaria torcendo para que ele tenha saído há pouco tempo e ainda esteja quentinho. Mas você sabe se a padaria que você frequenta utiliza as BPN? E se você leu BPN e pensou “o que é isso?”, é melhor continuar lendo essa matéria!

As Boas Práticas Nutricionais, ou BPN, surge de um guia disponibilizado pela Anvisa: O Guia de Boas Práticas Nutricionais. É um documento disponível para todas as padarias e outros estabelecimentos alimentícios, que ajuda no preparo dos alimentos, guiando na escolha dos ingredientes para obtermos um produto com menor teor de açúcar, gordura trans, gordura saturada e sódio, tudo que contribui para uma alimentação mais saudável.

VOCÊ SABIA:

Que a redução do consumo de sal para 5 gramas por dia diminuiria em 10% a pressão arterial brasileira?

Em 15% as mortes por acidente vascular cerebral (AVC)?

Em 10% nos óbitos por infarto?

No total, seriam 1,5 milhões de brasileiros que não precisariam de medicação para hipertensão e a expectativa de vida para os hipertensos aumentaria em até quatro anos.

O pão francês foi o primeiro alimento a ter um Guia de Boas Práticas Nutricionais (confira aqui), pois é um dos alimentos que mais contribui na ingestão de sódio da população brasileira. Uma unidade de pãozinho francês corresponde a 50g/dia de sódio.

Ao disponibilizar o BPN, a Anvisa busca incentivar a redução de sal nos alimentos, um jeito de contribuir para uma população brasileira mais saudável e menos salgada.

A meta é reduzir de pouco em pouco a quantidade de sódio usada no pão francês, até chegar ao total de 10% em 2014. A média de sódio no pão em 2011 era de 320 mg de sódio, em 2012 terá 304 mg e em 2014 teria 289 mg.

“A adoção das BPNs é voluntária e é importante que os serviços de alimentação participem desse processo e, assim, contribuam para uma população brasileira mais saudável”, ressaltou Denise de Oliveira Resende, Gerente-Geral de Alimentos.

Uma pitadinha de sal faz diferença na nossa saúde.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...