Ano novo, dívidas velhas. Começar o ano com as finanças em dia é uma luta para muitas pessoas. Fazemos resoluções de que vamos economizar para aquela viagem, ou para aquele curso, ou para comprar um carro ou uma casa… mas conseguimos chegar até esses sonhos ao longo do ano?

Se nos anos passados você fez as mesmas resoluções e não as cumpriu, sinal que É HORA DE MUDAR! O educador financeiro, Reinaldo Domingos, deixa algumas dicas de como ajustar as finanças nesse ano que inicia.

São 3 dicas principais: o que evitar, o que priorizar e como se organizar.

A organização deve ser feita seguindo os passos abaixo.

Os sonhos: Reunir a família e conversar sobre o que querem realizar neste ano é fundamental. O ideal é colocar um prazo (longo, médio, curto) em cada sonho e botar no papel quanto pretende guardar para a realização de cada um deles.

O registro: É essencial saber onde é gasto cada centavo do dinheiro. Reinaldo Domingos aconselha manter um registro de tudo que é gasto; quando diz tudo, é TUDO. Até

cafezinhos e gorjetas não devem escapar. Registre também todos os eventos que irão acontecer no ano (aniversários, datas comemorativas, etc.), pois eles trazem gastos

extras. É preciso registrar as prestações contraídas mensalmente. Se você parcelou algo em 10 vezes, anote o valor da parcela nos dez meses em que será cobrada na sua agenda.

O padrão de vida: Com todos os registros em mão, é hora de calcular o valor que precisa ser economizado por mês para conseguir realizar os sonhos. O orçamento financeiro que aparece na agenda mensalmente será calculado com base no valor da renda mensal líquida, menos os valores dos sonhos e as dívidas já contraídas. O que sobrar vai estabelecer o padrão de vida que a família se adequará. Segundo Domingos, caso o padrão de vida não seja adequado, é preciso conversar com os familiares e tomar decisões de reduções nas despesas do dia a dia.

Agora, para as prioridades! O que priorizar vai de acordo com cada família, mas o educador Domingos afirma que priorizar os sonhos é o segredo para que uma família seja mais próspera e feliz. “Recomendo que primeiro se guarde dinheiro para os desejos e sonhos da família, para depois adequar os gastos à verdadeira realidade, evitando o desperdício”, diz Domingos.

Fique de olho nas coisas que devem ser evitadas! Os créditos fáceis são uma delas. Eles não ajudam no orçamento e cada vez que você usa, mais endividado fica. Por isso, reduza o limite do seu cartão de crédito. É preciso que seja no máximo metade do seu ganho. Domingos também aconselha que não tenha em sua conta o cheque especial, pois se trata de uma linha de crédito com juros muito altos.

Tendo um bom controle financeiro, o ano de 2012 vai ser cheio de realizações!

COMENTÁRIOS:

Comentários

2 Respostas para “Sonhos e planejamento financeiro, como realizar os dois!”
  1. Rodrigo disse:

    Boa noite,
    gostei muito deste post! De fato sem planejamento financeiro muito dificil atingir nossos sonhos materiais!
    Continue com o bom trabalho e Sucesso!
    abraços,

Comente

Deixe aqui sua opinião...