Três minutos de exercícios por semana pode prevenir a diabetes! Quer uma prevenção mais simples do que essa?

Pesquisadores e cientistas da University of Bath desenvolveram um estudo em que os voluntários eram colocados para fazer exercícios de bicicleta estática, realizando sprints de alta intensidade por 1 minuto, três vezes por semana. Após 6 semanas, foi possível notar uma elevação de 28% na eficácia da insulina.

Ter diabetes tipo2 quer dizer que o seu corpo está produzindo insulina, mas não consegue reconhecê-la e usá-la da maneira correta. Por isso, o açúcar não consegue chegar às suas células e se acumula no sangue, causando vários problemas. Essa resistência é uma herança genética, pelo ganho de massa corpórea (principalmente gordura abdominal), pela diminuição de atividade física e pelo envelhecimento. O principal local onde ocorre resistência à insulina é o tecido muscular, que normalmente utiliza mais de 80% de toda a glicose ingerida.

Exercício regular pode ajudar a manter o nível de glicose no corpo baixo, pois utiliza o açúcar dos músculos. O único problema é que a vida corrida e a falta de motivação faz com que 66% da população não façam os 30 minutos de exercícios recomendados por semana.

Foi por esse motivo que o Dr. Niels Vollaard criou o teste que reduzia o tempo de exercícios buscando o mesmo resultado final daqueles mais prolongados.

“Esses sprints quebram tanto glicogênio em 20 segundos como exercícios moderados fariam em 1 hora,” afirma o Dr. Vollaard.

O estudo foi publicado no European Journal of Applied Physiology e agora está sendo estendido para mais voluntários em busca de um menor tempo de exercício.

Não percam tempo e corram para os exercícios! Um pouco de esforço pode trazer imensos resultados para a sua saúde. ;)

COMENTÁRIOS:

Comentários

6 Respostas para “Diabetes: prevenção em 3 minutos!”
  1. arnaldo disse:

    eu,gostaria de obter todas as novas informaçao sobre, em relação ha saúde, exercício físico, Em questão ao diabetes tipo 2

    • arnaldo disse:

      peço por favor que analisa este comentário

    • blogdasaude disse:

      Arnaldo, você pode ir no nosso campo de Busca no site e digitar o assunto, como por exemplo, "diabetes tipo2", e ver tudo o que já falamos sobre o tema. Mas lembre-se: sobre alimentação e exercício físico converse também com o seu médico que poderá lhe indicar medidas específicas que mais se adequam ao seu caso. Abraços

Comente

Deixe aqui sua opinião...