Como estamos no Outubro Rosa, um mês dedicado à conscientização da sociedade para o combate ao câncer de mama, não poderíamos deixar de falar de algo tão importante para as mulheres que estão nesta luta: a autoestima.

Pois com o tratamento de quimioterapia vem a queda temporária dos cabelos, e em alguns casos as pacientes também passam pela mastectomia (retirada da mama). A junção desses fatores acaba deixando-as com baixa autoestima e até em depressão. Muitas deixam de sair de casa e perdem a alegria por se sentirem menos femininas.

Aí vem a pergunta: Por que não se sentir bonita, mesmo estando em tratamento? Para algumas mulheres esta pode ser uma questão de falta de recursos, já que uma peruca, por exemplo, não é tão barata assim.

Então, na busca de valorizar e gerar maior autoconfiança nessas guerreiras existem alguns hospitais e entidades que fazem gratuitamente empréstimos de perucas, chapéus e próteses mamárias externas.

Esses serviços estão disponíveis em diversos estados do Brasil e também pela internet. Nesses locais, perucas são disponibilizadas para empréstimo e a única coisa que é pedida às pacientes é que elas cuidem devidamente do acessório e devolvam assim que não ele deixar de ser necessário, para que outras também possam desfrutar deste benefício.

Confira alguns locais que possuem banco de perucas:

Imagem: Neo Mama

• O Imama em Porto Alegre/RS empresta tanto perucas quanto chapéus. Contato pelo e-mail: contato@imama.org.br ou pelos telefones (51) 3264-3000 / 3264-8451.

ONG Viva Melhor em Santo André, no ABC Paulista, coloca a disposição das mulheres perucas, próteses externas, além do atendimento psicológico. Contato pelo site ou pelos telefones (11) 4425-8597/9226-107.

Grupo Rosa e Amor em Valinhos/SP oferece o empréstimo de perucas. Contato pelo site ou pelo telefone:  (19) 3869-7899.

Instituto Neo Mama em Santos/SP disponibiliza perucas, serviços de estéticas e próteses externas de mama. E-mail: neomama@neomama.org.br (Tel. (13) 3223-5588)

ABRAPAC no Rio de Janeiro conta com um banco de perucas e pra quem tiver interesse ele ensina a montar um. Contato pelo e-mail participe@abrapac.org.br ou pelo telefone: (21) 2223-1600.

Grupo de Apoio à Mulher Mastectomizada da Amazônia (GAMMA), o primeiro banco de perucas do estado conta também com lenços, chapéus e próteses de mama. Contato com o GAMMA pelo e-mail gamma.amazonia@gmail.com ou pelos telefones (92) 8825-2772 e (92) 8164-4282.

Para quem morar em cidades que não contam com um banco de perucas, já é possível ter acesso a um banco online. No site da Fundação Laço Rosa é possível pedir uma peruca apenas preenchendo um formulário, enviando uma foto recente e uma com cabelo e pronto, eles enviam o acessório para você.

Todas essas instituições e entidades necessitam e recebem doações de perucas. Portanto, se você quiser doar algum acessório, entre em contato pelos sites ou telefones acima e ajude a devolver a autoestima e o sorriso a muitas mulheres. ;)

COMENTÁRIOS:

Comentários

2 Respostas para “Você sabe o que são os bancos de perucas?”
  1. Sheila Freitas disse:

    Muito obrigada pelo seu blog abordar um assunto tão importante.
    Minha filha quer cortar o cabelo e sugeri a ela que o doasse para uma instituição que confecciona e doa perucas a mulheres em tratamento contra o câncer. Ela tem 8 anos e imediatamente adotou a idéia.
    Achei em seu blog o contato da ONG Viva Melhor, que é próximo a mim e a escolhi para fazer a doação.
    Que vc continue esse importante trabalho de divulgar coisas boas.
    Um abraço,
    Sheila Freitas.

Comente

Deixe aqui sua opinião...