Os brasileiros têm viajado cada vez mais em cruzeiros nos últimos anos. Em decorrência disso, para padronizar as exigências nos portos do país e prevenir surtos de doenças, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou, no ano passado, um guia de higiene e conduta para navios de cruzeiro.

A partir da próxima semana (mês de outubro) inicia-se a temporada dos cruzeiros no país. Portanto, é necessário que os viajantes saibam os cuidados que devem ser tomados para evitar problemas de saúde a bordo. Pensando nisso, a Anvisa criou um hotsite para dar dicas aos viajantes.

Confira algumas dicas da Anvisa para os viajantes:

Antes de embarcar

Se você for portador de alguma doença, consulte o seu médico. E, se estiver com alguma doença infecciosa aguda, evite viajar. Caso tome alguma medicação, não se esqueça de levar o suficiente para todo o percurso.

Outra medida essencial é estar com as vacinas em dia e tomá-las com antecedência, pois elas têm um período, que varia de 10 a seis semanas, para alcançar a proteção desejada.

A bordo

Um dos maiores problemas de saúde nos navios é a diarreia, que pode ser causada por ingestão de água ou alimentos contaminados. Então os cuidados devem ser tomados especialmente com a alimentação.

Para preveni-la é necessário ter alguns cuidados, como estar atento às condições daquilo que se vai ingerir, lavar sempre as mãos, principalmente ao entrar em áreas públicas como restaurantes, teatros e cassinos.

Além de observar a higiene das pessoas que estão servindo e lidando com os alimentos, assim como a maneira que estes estão dispostos nas bancadas. Atentar para a temperatura que os pratos são servidos é essencial, as refeições devem estar sempre bastante quentes, uma vez que essa é uma forma de prevenção de proliferação de microorganismos.

Certifique-se de que todo alimento esteja bem cozido, evite os mal passados e o consumo de frutos do mar crus. É importante também verificar se a embalagem em que a água a é condicionada está bem lacrada. Assim como evitar adicionar gelo de procedência desconhecida às bebidas.

Nas paradas que os cruzeiros fazem pelas costas dos países, seja prudente ao consumir alimentos exóticos e/ou vendidos por ambulantes.

Algumas medidas simples de higiene e atenção podem fazer do seu passeio um momento mais tranquilo, sem surpresas desagradáveis em relação à saúde.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...