A arquitetura e a decoração também estão se adequando à onda de sustentabilidade. Há uma tendência na Europa que agora chega ao Brasil: as piscinas ecológicas. Desenvolvidas a partir dos anos 90, elas vêm, aos poucos, substituindo as piscinas clássicas.

Com o verão por perto nada melhor do que uma piscina para relaxar e se refrescar, não é? Mas as convencionais, que contêm cloro e outros produtos químicos, além de gastarem energia, poluem o meio ambiente, ressecam a pele, os cabelos e irritam os olhos.

Os produtos derivados de cloro são substâncias perigosas e responsáveis por danos ambientais, como a redução da camada de ozônio. Pois estão presentes em: dioxinas, DDT, Agente Laranja, PCB’s e os destruidores do ozônio (CFC’s). As piscinas ecológicas não causam nada disso; são como lagos artificiais.

Elas são uma espécie de ecossistema aquático em pequena escala, uma vez que a água é tratada naturalmente e a qualidade mantida por um sistema ecológico de circulação e filtragem dos resíduos, através de filtros naturais de areia, pedras e plantas, juntamente a um tratamento complementar com equipamentos de ionização ou raios UV, que limpam a água sem uso de elementos químicos.

A construção das piscinas naturais compreende a um sistema com duas áreas de igual volume, uma para utilização propriamente dita, e outra para a regeneração e tratamento da água, onde ficarão as plantas, o substrato etc., além das bombas e equipamentos.

A ecopiscina traz em si um conceito que não prejudica o meio ambiente, fornecendo também integração à natureza. Além disso, nas biopiscinas, também é possível reutilizar a água da chuva, captada pelos telhados, o que gera economia de água e promove a sustentabilidade.

COMENTÁRIOS:

Comentários

3 Respostas para “Conheça as piscinas ecológicas”
  1. fortal disse:

    Adorei o blog.. somos fabricantes de capas e piscinas de vinil em Belo Horizonte-MG
    nao deixe de ver nosso site. http://www.fortalpiscinas.com.br

Comente

Deixe aqui sua opinião...