Acaba de ser lançado, pelo Ministério da Saúde, um guia incluindo técnicas, da literatura científica atualizada, de assistência aos primeiros momentos de vida dos bebês. O livro “Atenção à Saúde do Recém-Nascido – Guia para os Profissionais de Saúde” faz parte do conjunto de medidas da Rede Cegonha.

A publicação traz orientações, baseadas em evidências científicas, que atualizarão os profissionais e possibilitará a eles oferecer atenção qualificada, segura e humanizada ao recém-nascido sob seu cuidado, em todos os níveis de complexidade.

O guia é divido em quatro volumes que abordam questões como: os cuidados na hora do nascimento; prevenção de infecção hospitalar; aleitamento materno; transporte seguro; as intervenções mais comuns em unidades de internação neonatal; como atuar em problemas respiratórios, cardiocirculatórios, metabólicos, neurológicos, ortopédicos, dermatológicas; atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso: Método Canguru, entre outros temas.

A expectativa é de que este livro possa contribuir de forma significativa para a redução dos índices de mortalidade infantil no país, em especial nas áreas mais vulneráveis, como Nordeste e Amazônia Legal, segundo Paulo Bonilha, o coordenador da área técnica de Saúde da Criança, do Ministério da Saúde.

Bonilha lembra ainda que a mortalidade neonatal é hoje responsável por quase 70% das mortes de bebês no primeiro ano de vida e, segundo a publicação, é na primeira semana de vida, em especial no primeiro dia de vida (representando 25%), que se concentram as mortes infantis no país. Esses dados tornam evidente a necessidade de qualificar os cuidados prestados ao recém-nascido nos serviços de saúde.

O guia foi enviado para diversos hospitais e maternidades do Brasil, instituições de ensino, secretarias estaduais e municipais de saúde, conselhos de medicina e enfermagem, associações de saúde etc.

Confira a publicação: Volume 1, Volume 2, Volume 3 e Volume 4.

Rede Cegonha – Teve início no começo do ano, pelo governo federal, para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde o planejamento familiar e confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até a atenção integral à saúde do bebê nos seus dois primeiros anos de vida.

COMENTÁRIOS:

Comentários

15 Respostas para “Profissionais da saúde terão guia de atenção ao recém-nascido”
  1. cleonice p.a.sousa disse:

    no hospital que trabalho já chegou alguns, porém fiquei muito chatiaDA, POIS TRABALHO NO BANCO DE LEITE HUMANO e ñ conseguir adquirir o mesmo!!!!!!!!!

  2. Camila disse:

    Maravilhosas publicações.

  3. Mauro disse:

    Gostei demais dessas informações!

  4. Silvana Merrighi disse:

    Gostaria de adquirir esses 04 volumes para o municipio de Ribeirão das Neves, sou pediatra referencia tecnica e achei interessante a bibliografia.

    • blogdasaude disse:

      Silvana, os volumes estão disponíveis online. É só você clicar em cima da onde, no post, escrevemos "confira a publicação: volume 1, volume 2, volume 3, volume 4". Clique em cima de cada um para abrir o respectivo volume, ok? Abraços

  5. suely maria da silva disse:

    gostaria de saber as mudanças para 2012 do ministerio da saude com relação aos cuidados com rn na sala de parto

    • blogdasaude disse:

      Esse guia foi publicado no final de 2011. Por enquanto, não houveram atualizações. Os cuidados com os recém-nascidos podem ser vistos nos volumes 1, 2, 3 e 4 disponibilizados online! Um abraço ;D

  6. ISABEL PEREZ disse:

    OLA,NÃO CONSIGO ABRIR O LIVRO 1 DA PUBLICAÇÃO ATENÇÃO A SAUDE DO RN POIS FALA Q ESTA DANIFICADO .PODE ME AJUDAR ?OBRIGADA

  7. denise disse:

    não consigo abrir o livro 1 em nenhum site , alguem pode me ajudar ? ou mandar por e mail

Comente

Deixe aqui sua opinião...