Receber o diagnóstico de um câncer abala tanto a estrutura física e emocional do paciente, quanto a sua relação com o ambiente de trabalho.

Focada neste tema, a psiquiatra e diretora do Núcleo de Psico Oncologia do Hospital A.C.Camargo, Maria Teresa Lourenço, ministrou a palestra “Como acolher o colaborador com câncer”, durante o CONARH 2011, para orientar gestores sobre como oferecer suporte ao colaborador após o diagnóstico da doença durante o tratamento e na sua retomada à rotina profissional.

A médica lembrou que as pessoas devem se conscientizar de que o câncer está no outro e, portanto, a maneira com que ele enfrentará a doença será também distinta. Alguns necessitam apenas serem ouvidos, já outros não suportam nem tocar no assunto, agem como se nada estivesse acontecendo.

Têm colaboradores que precisarão do trabalho e de manter, de certa forma, a rotina para vencerem a luta contra a doença. Enquanto outros colocarão a culpa de ter tido o problema devido ao estresse.

Assim, quando temos algum colega na empresa ou pessoa próxima nesta situação, temos que observar e tentar compreender como aquele indivíduo, que é único, lida com o tema, e como podemos dar suporte e ajudá-lo nesse combate.

Ou seja, se ele gostar de falar do assunto, ouça. Se ele gostar de receber visitas de outros colaboradores, programe, sempre que possível, com os outros colegas de trabalho visitas em grupo.

A diretora do Núcleo de Psico Oncologia alerta que o câncer hoje é considerado uma doença crônica e que com os avanços da medicina em relação a outras doenças, por conta do aumento da expectativa de vida, será uma doença cada vez mais comum entre os nossos círculos sociais.

Então temos que tirar aquele estigma, e associação, de que ser diagnosticado com câncer é algo irreparável, pois os estudos e os tratamentos estão evoluindo a todo o tempo. E, sim, é possível ter qualidade de vida durante o tratamento.

Confira abaixo a entrevista que o Blog da Saúde fez com a médica:

Como receber um colega de trabalho com câncer. from Blog da Saúde on Vimeo.

COMENTÁRIOS:

Comentários

2 Respostas para “Acolha o colaborador com câncer”
  1. Suely Bischoff disse:

    Olá.Boa tarde!Parabéns à Dra.Maria Teresa Lourenço Cruz por este depoimento informativo. sobre câncer doença crônica e o paciente em seu universo único. att suely bischoff machado de oliveira, psicóloga crp06/8495.Pós graduada pelo Hospital do Câncer A.C.Camargo.

Comente

Deixe aqui sua opinião...