Nada como falar com alguém que entenda sobre o assunto. Karina Stryjer é psicóloga da Healthy Mind, uma equipe que promove ações que buscam implementar e aprimorar o perfil de saúde integral de sua empresa, enfatizando e valorizando a saúde emocional e seus vários desdobramentos. Confira o que a Karina tem a falar sobre a terapia de casal:

É de espantar que a maioria das pessoas decida terminar seus casamentos sem procurar ajuda profissional. A decisão de se divorciar ou não é, provavelmente, a decisão mais importante que muitas pessoas vão tomar em toda sua vida, com reflexos enormes. No entanto, o fato é que apenas uma minoria das pessoas que sofrem com problemas conjugais consultam um terapeuta de casais.

Verdade seja dita, a busca por ajuda profissional não garante que seus problemas se resolvam. Na verdade, dependendo do profissional, o problema pode até piorar. A maioria dos terapeutas é bem-intencionada, mas nem sempre qualificada para fazer terapia de casal. E é por isso que quero oferecer algumas orientações sobre o que considerar ao buscar ajuda profissional para melhorar seu casamento.

Primeiro, verifique se o terapeuta tem formação específica e tem experiência em terapia de casal. Terapia de casal requer habilidades muito diferentes do que na terapia individual. Terapia individual ajuda a pessoa a identificar e processar sentimentos para alcançar objetivos pessoais. Terapeutas de casais, por outro lado, precisam ser hábeis em ajudar casais a superar as diferenças naturais que ocorrem quando duas pessoas vivem sob o mesmo teto. Eles precisam saber o que faz um casamento funcionar. Por essa razão, não se intimide. Pergunte ao terapeuta sobre sua formação e experiência.

Verifique se seu terapeuta busca ajudá-lo a encontrar soluções para seus problemas conjugais, em vez de ajudá-lo a terminar seu casamento quando as coisas ficam difíceis. Você deve se sentir confortável e respeitado pelo profissional. Você deve sentir que ele(a) entende sua perspectiva e sentimentos. Se o terapeuta se aliar a um dos lados ou a você ou a seu cônjuge isso não é bom. Ninguém deve se sentir encurralado.

Uma vez que não existem regras universais para viver e permanecer no amor, se seu terapeuta insiste que só há uma maneira de ter um casamento de sucesso, encontre outro. Além disso, embora algumas pessoas pensem que seu terapeuta é capaz de dizer quando uma pessoa deve desistir de trabalhar em prol do seu casamento, eles não tem esse tipo de conhecimento e muito menos poder para isto! Se disserem alguma coisa como: “parece que vocês são incompatíveis” ou “Por que você está disposto a aturar isso?” ou “É hora de seguir em frente com sua vida”, ele está, simplesmente, repassando seus valores a você. Na verdade, o trabalho do terapeuta é auxiliar o casal a descobrir o melhor caminho para a vida a dois, fortalecendo a relação.

Saiba que a maioria dos problemas conjugais tem solução. Não deixe que seu terapeuta diga que a mudança é impossível. Os seres humanos são incríveis e capazes de fazer grandes coisas, especialmente por pessoas que amam.

Acima de tudo, confie em seus instintos. Se o profissional está ajudando, você sabe disso. E se ele não está você também sabe. Não fique com um terapeuta que está apenas ajudando você a pisar na água, encontre alguém que vai ajudá-lo a nadar.

Finalmente, a melhor maneira de encontrá-lo é por referência de outras pessoas. Clientes satisfeitos dizem muito sobre o tipo de terapeuta que você encontrará. Embora você possa se sentir constrangido em perguntar aos amigos ou familiares, isso poderá aumentar suas chances de encontrar alguém que realmente vai ajudar você e seu cônjuge.

Portanto, não desista da terapia, desista dos terapeutas ruins.

*Karina Stryjer – Psicóloga Clínica formada pela PUC de SP, Pós graduada em Recursos Humanos pela FEA/USP, Especialista em Qualidade de vida no trabalho pela FIA/USP com extensão complementar em Promoção de Saúde e Qualidade de vida pela American University (Washington, D.C). Desde 2000 trabalha com projetos e programas em Saúde e qualidade de vida no trabalho, tendo acumulado uma experiência em implementação de ações e programas voltados para o bem-estar e indicadores de gastos com saúde através de gestão do risco e sinistralidade de grandes grupos e empresas.

COMENTÁRIOS:

Comentários

3 Respostas para “Se precisar de ajuda, conte com um bom terapeuta de casal”

Comente

Deixe aqui sua opinião...