No Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, não podíamos deixar de unir todos os esforços para alertar sobre o problema que é a principal causa de doenças do coração, dos rins e derrame.

A hipertensão arterial e pressão alta são nomes diferentes para o mesmo problema que, hoje, no Brasil, atinge mais de 30 milhões de pessoas que precisam entender e cuidar da saúde para viver melhor.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, quem é hipertenso e não faz o controle adequado pode ter uma redução na expectativa de vida de até 16 anos e seis meses.

Ao conhecer o problema e suas principais causas, é possível perceber que a maioria delas diz respeito aos hábitos do dia a dia, como o consumo excessivo de sal.

Hipertensão: tim tim por tim tim

O coração é a “bomba” responsável por fazer o sangue circular por todo o nosso corpo. A força com a qual esse potente órgão bombeia o sangue através dos vasos é chamada de pressão arterial.

A pressão considerada normal é aquela que, na média, é igual ou inferior a 12 por 8, ou seja, máxima em 120 milímetros e mínima em 80 milímetros de mercúrio (mmHg).

A hipertensão arterial acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam 14 por 9. Valores entre 12 por 8 e 14 por 9 são considerados limítrofes, ou pré-hipertensão, e podem merecer tratamento em alguns casos, conforme recomendação médica.

Após os 55 anos, mesmo as pessoas com pressão arterial normal têm 50% de chance de desenvolver o problema.

Causas: Hereditariedade, Obesidade, Estresse, Excesso de Sal, Má Alimentação

Como Evitar: Acompanhamento médico, Atividade Física, Controle de peso, Redução de Sal, Medicamento (se prescrito), Alimentação Equilibrada

EU SOU 12 POR 8

A cada ano, 300 mil brasileiros são vitimados pelas doenças cardiovasculares, principalmente causadas pela hipertensão.

Um número 2 vezes maior que as mortes causadas por câncer de todos os tipos, 3 vezes mais que aquelas devidas a acidentes e 4 vezes maior que as causadas por infecções, incluindo a AIDS – para se ter uma ideia da atenção que devemos dar ao problema.

Cumprimos nosso objetivo ao fazer com que as pessoas percebam os benefícios de manter uma pressão normal e, caso descubram o problema, não abandonem o tratamento.

No Brasil, estima-se que apenas 10%, dos cerca de 30 milhões de hipertensos existentes, façam o controle adequado da hipertensão. A campanha foi criada pelo Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia. É preciso conscientizar.

O Blog da Saúde e a Victory Consulting são 12 por 8 e têm bom coração:

Vera Lucia Bejatto, diretora da Victory Consulting

Anderson Miranda

Camila Guidelli

Paula Sanches Spínola

COMENTÁRIOS:

Comentários

108 Respostas para “Eu sou 12 por 8: para quem tem bom coração”
  1. luzia mendonça disse:

    eu tenho 52 anos e sou 12 por 8

  2. DAIANE disse:

    EU SOU 12 POR 8 EU SOU MUITO NERVOSA MUITO ESTRESSADA SINTO DOR NO ESTOMAGO MUITO FORTE QUALQUE COISA EU MIM SINTO MAL NAO USO SAL NA MINHA ALIMENTAÇAO TENHO ALIMENTAÇAO MUITO EQUILIBRADA SINTO MUITA DOR DE CABEÇA UM PESO NAS FONTES NAO SINTO VONTADE DE MOER COMO UM POUCO PRA ICA DOENTS

    • DAIANE disse:

      EU SOU 12 POR 8 SOU MUITO NERVOSA MUITO ESTRESSADA MUITA DOR NO ESTOMAGO MUITA DOR DE CABEÇA UMA DOR NAS FONTES MUITO FORTE NAO SINTO VONTADE DE COMER FAÇO EXERCICIOS FISICOS NAO GOSTO DE COISA SALGADA POR QUSINTO BEM COM SAL

      NOME DAIANE SANTOS

      EU

  3. Neuciara disse:

    Minha pressão é muito baixa tipo 10×70 ,essa semana venho passando muito mal por conta do calor dai ela chega á 13×80 e parece que vou infartar será que por ela ser muito baixa quando chega á 13×80 eu me sinto muito mal ? dor na nuca , dor de cabeça enjoos . e minha glicose cai junto dai preciso comer um doce para poder me sentir melhor , ah e sem falar nas vertigens fico muito mal mesmo . Grata atenciosamente NEUCIARA.

    • blogdasaude disse:

      Neuciara, você precisa procurar um médico e relatar o seu caso, tanto sobre a pressão arterial, como verificar como anda a sua taxa de glicose. Não é possível fazer o diagnóstico pela internet. Consulte seu médico e ele poderá lhe pedir os exames necessários. Abraços

  4. NEUCIARA disse:

    ah ja ia me esquecendo como faço para adquirir uma blusa dessa ?

  5. adna disse:

    adorei o tema da hipertensao pois tenho muito medo de sofrer desse problema estao de parabens e vou me prevenir desde ja obgdo
    OBS; se vc tiver uma camisa dessas ae por favor me envie pois gostaria de entrar nessa campanha fazendo propaganda meu numero é extra gg sou obesa me responda ok ha tbm descobrir a pouco tempo estou com problema no coraçao bjuu e aguardo sera um prazer estar com essa camisa

    • blogdasaude disse:

      Adna, gostaríamos muito de poder presenteá-la com uma camiseta, mas os responsáveis pela campanha nos avisaram que não há mais no estoque. Mantenha bons hábitos! Abraços

  6. Eloise de Oliveira disse:

    Oi como faço para ganhar a camisa,pois acho a campanha muito interessante…e até porque eu sou 12 por 8.
    Eessa idéia tem q ser mais divulgada,o meu esposo é hipertenso e esses dias estava com a pressão 18 por 13 o que me deixa preocupada,queria obter mais informações sobre.

    • blogdasaude disse:

      Eloise, tudo bem? Infelizmente os responsáveis pela campanha afirmaram que não há mais a camiseta no estoque. A procura foi grande. Quanto a obter mais informações sobre, é um prazer para nós saber o que os leitores querem ler. Por isso, se quiser ser mais específica na vertente do assunto que ainda têm dúvidas, ficaríamos agradecidos. Abraços!

  7. Jose Maria da Silva disse:

    media a minha pressao e ela estava 15 po 9

  8. marco gomes. disse:

    tenho 56 anos ha um mez a minha presao. esta en 18. por l2. 18. por 10 tomando remedio… tenho 1.69 peso 82kl nao sinto nada tomo dois catpril. por dia de 50 mg. tanto faz eu tomar ou nao e semple 18. por 12 o que devo fazer………… obrigado…..

  9. deise disse:

    eu sou 18/11 qual a dieta ideal para que eu possa ter uma vida mais saudavel? tenho 87 kl e 1.62 de altura sou gordinha e sedentaria. mas vou ser 12/8 tenho certeza

  10. thatiane disse:

    ola meu nome é thatiane tenho 23 anos e sou hipertensa as veses sinto torduaçao mais quando vou medir minha presao esta boa oq sera q é…..

  11. anderson disse:

    oi meu nome e Anderson minha pressão era alta depois que eu comecei
    a praticar esporte minha pressão esta 12 por 8
    nao fique sem praticar algum tipo de esporte

  12. elisandra disse:

    sou hipertensa,faço tratamento e sinto a face esquerda do meu rosto ficar dormente;o q pode ser?

  13. elisandra disse:

    sou hipertensa e sempre a face esquerda ica dormente,qual seria o motivo!

  14. sandra m garcia disse:

    ola td bem…meu coraçao de vez em quanto da umas paradas horrivel..e eu sinto muita falta de ar o que pode ser isso …fui no clinico ele disse que isso pode ser anssiedade ou panico….o que vcs me diz…obrigada

    • blogdasaude disse:

      Sandra, infelizmente não podemos fazer um diagnóstico através da internet. Se o seu clínico te deu algumas instruções, siga-as. Se não, procure-o novamente e descubra o que pode ser feito para melhorar esse problema. Abraços

  15. Wellington Pereira do Carmo disse:

    a cada deia que passa nós precidamos melhorar nossa vida com uma dieta a base de suco e frutas e uam alimentação com pouco sal.

  16. elisabete santos disse:

    eu tenho 41 ano des dos 24 sofro de ipertesau gostaria de saber mais sobre isto

  17. diego disse:

    quais são os sintomas da pressão alta ? aguardo respostas
    obrigado

    • blogdasaude disse:

      Olá! No começo, é difícil de perceber os sintomas da pressão alta, pois eles só aparecem no estágio mais avançado. Os mais comuns são: dor de cabeça, falta de ar, enjoos, visão turva que pode estar acompanhada de zumbidos, debilidades, sangramento pelo nariz, palpitações e até desmaios.

  18. diego disse:

    quais são os sintomas da pressão alta ? aguardo respostas

  19. wanderley santo disse:

    quero ser 12/8 esto muito mal

  20. silvestre Batista da Silva disse:

    Bom saber disso. .Vou me cuidar mais.

Comente

Deixe aqui sua opinião...