A ideia, publicada no Planeta Sustentável, é muito atrativa, visto os problemas que as grandes cidades passam com as enchentes.

Isso porque (por culpa nossa) a água não tem para onde ir. Pensando nisso, o pesquisador José Rodolpho Martins do Departamento de Hidráulica da USP e sua equipe, desenvolveram a Camada Porosa de Asfalto (CPA).

O pavimento com pequenos vãos, sem que diminua a qualidade, é capaz de absorver a água da chuva e armazená-la entre uma camada e outra de pavimento, onde já tem um sistema de drenagem instalado juntamente com o novo asfalto.

Esse sistema é o responsável por encaminhar a água para as galerias pluviais, de modo que, se não resolver por completo o problema da água acumulada, com certeza o diminuirá.

A técnica já foi implantada em um dos estacionamentos da USP com sucesso. O único impasse é que o custo de instalação chega a ser 25% maior do que o de um pavimento comum. O que acham?

COMENTÁRIOS:

Comentários

3 Respostas para “Asfalto que absorve água da chuva”
  1. Audrin disse:

    Acho que o a diferença de preço desse asfalto se paga..evitando alagamentos, transtornos…isso deve ser implantado, principalemente nas áreas de maior risco de alagamento!

  2. Lukas Moraes disse:

    O custo mais alto vale um futuro melhor… #fato

  3. Mazz disse:

    e como vale a pena.. qto a cidade perde com essas enchentes? ( e seus moradores tb!)

Comente

Deixe aqui sua opinião...