Se o número de atendimentos a pessoas com este problema cresce cerca de 30% no verão em relação a outras épocas, precisamos estabelecer o porquê.

Nessa época do ano as pessoas transpiram mais e não aumentam a quantidade de água ingerida ao longo do dia, o que pode provocar a desidratação do corpo, diminuição da urina e, por consequência, problemas de saúde como cálculos renais.

Porém ainda há outras precauções que ajudam a evitar o aparecimento das pedras, como informa a Secretaria:

– Beba mais água – em torno de três litros por dia – e evite segurar a urina por muito tempo
– Faça refeições mais leves, saudáveis e não exagere no consumo de sal, carne vermelha e alimentos industrializados, como pizzas, enlatados e conservas
– Incluir na dieta legumes e frutas ricas em água, como a melancia e os sucos cítricos de laranja e limão, que contribuem para o bom funcionamento dos rins
– O tabagismo também aumenta a chance de desenvolvimento dos cálculos
– Exercícios físicos são sempre bem-vindos e devem ser realizados por, pelo menos, três vezes por semana

Segundo o urologista Fábio Vicentini, do Centro de Referência em Saúde do Homem, 12% da população apresenta cálculo renal.

Deste total, em 80% dos casos as pedras são expelidas naturalmente, mas os 20% restante apresentam dores mais fortes e outros problemas, como as infecções, e necessitam de tratamento com remédios e, em alguns casos, até de cirurgias.

A dica do urologista Fábio Vincentini é de que a desidratação é o fator mais agravante para a formação de pedras nos rins. Se a população tomar estes pequenos cuidados com, não haverá com o que se preocupar.

O levantamento foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde e o relatório tem como base dados do Centro de Referência em Saúde do Homem, ligado ao Hospital de Transplantes do Estado, em São Paulo.

COMENTÁRIOS:

Comentários

2 Respostas para “Qual a relação entre casos de pedra no rim e o verão”
  1. izilda disse:

    pedras na vesicula tem alguma relaçao com pedra nos rins?

Comente

Deixe aqui sua opinião...