Os aparelhos sensíveis ao toque (os famosos “touch”) podem se tornar o paraíso dos micro-organismos!

Computadores do tipo tablet, caso do iPad, e outros aparelhos portáteis como o iPhone, o iPod touch, além dos vários modelos de celular com tela sensível ao toque podem facilitar a contaminação de pessoas e a transmissão de doenças infecciosas.

Basta uma tela suja para a formação de colônias de micro-organismos, que vão desde vírus transmissores da gripe até bactérias que podem provocar problemas como vômitos e diarreias.

O motivo?

A falta de hábitos de higiene das mãos e dos próprios equipamentos são um dos principais fatores para a contaminação dos aparelhos, além do compartilhamento entre os usuários.

Comprou o último lançamento “touch” e quer sair mostrando por aí? Cuidado…

Alguém que encoste em um aparelho infectado pode acabar se contaminando, principalmente se o compartilhamento se der num curto intervalo de tempo.

A possibilidade de transmissão existe, na verdade, em qualquer objeto manuseado por muita gente. No entanto, os aparelhos com tela sensível ao toque contam com um fator determinante: para que funcionem, o usuário deve tocar nele o tempo todo…

Assim, a probabilidade de contaminação é muito maior! Como já falamos no Blog da Saúde, nossas mãos são elementos de transmissão de doenças infecciosas com grande potencial!

Pesquisa

A revista britânica “Which?” fez uma analise com 30 aparelhos celulares e constatou: sete deles apresentavam altos índices de contaminação.

No mais infectado, por exemplo, havia até coliformes fecais, bactérias presentes nas fezes e que podem não ser eliminadas se a higienização das mãos não for adequada.

Você limpa a tela do seu aparelho?

Poucos se preocupam em limpar a tela do equipamento com frequência, mas saiba que a limpeza periódica é um dos principais cuidados indicados pelos especialistas. O uso de panos levemente úmidos pode ajudar.

Se você não consegue se separar do seu “touch” em nenhum momento do dia, é melhor prestar mais atenção nos seus hábitos e certificar-se de que seu aparelho não virou a moradia de centenas de micro-organismos!

*Com informações da FSP.

COMENTÁRIOS:

Comentários

Uma Resposta para “Aparelhos sensíveis ao toque: esconderijo para vírus e bactérias!”

Comente

Deixe aqui sua opinião...