A correria do dia-a-dia, a falta de tempo para ir as comprar regularmente, morar sozinho e só comer em casa a noite…é a realidade de muitas pessoas hoje em dia

Um bom recurso nesses casos são os alimentos congelados, certo? Mas será que eles são tão nutritivos quanto os frescos?

Em alguns casos, como o de certos vegetais, o congelamento pode até preservar nutrientes importantes que seriam perdidos se eles fossem mantidos em temperatura ambiente!

E por quê?

Desde que são colhidos, os vegetais frescos são expostos a inúmeros fatores externos, como luz, unidade e diferentes temperaturas, que interferem na composição do alimento, conduzindo à perda gradual de alguns nutrientes. É o caso das vitaminas, em especial a vitamina C, hipersensível a todos esses fatores ambientais.

Pesquisa

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa em Alimentação do Reino Unido (IFR Extra) analisou o valor nutricional de vegetais, como couve-flor, ervilha e cenoura, 16 dias após a colheita, tempo médio que eles levam para chegar à mesa dos consumidores.

Se mantidos em temperatura ambiente, as perdas de nutrientes, principalmente das vitaminas, alcançaram patamares entre 10% e 25%.

De acordo com o levantamento, os vegetais tiveram perda de vitamina C, uma aliada da defesa do nosso corpo, e de betacaroteno, precursor da vitamina A. Essas substâncias são classificadas como termolábeis, ou seja, sensíveis ao calor.

Assim, quanto antes os alimentos forem congelados após a colheita, é possível evitar a perda de seus nutrientes.

Beneficiados

O feijão verde é um exemplo. De acordo com um trabalho conduzido pela nutricionista Barbara Klein, da Universidade de Illinois (EUA), essa vagem retém o dobro de vitamina C quando congelada.

A nutricionista explica que antes de ir para o congelador, os vegetais devem passar por um processo de branqueamento (escaldar), que é um cozimento rápido em água quente.

Desta forma, características como sabor, cor, textura são melhor conservadas. Além disso, as enzimas responsáveis por acelerar a perda de vitaminas são inativadas. Em temperatura ambiente, nem mesmo a embalagem natural das hortaliças, a casca, consegue barrar esse fenômeno.

Entre os vegetais que conservam melhor seus nutrientes quando refrigerados, podemos citar:

Cenoura e abóbora

Elas são fontes de betacaroteno, precursor da vitamina A, responsável pela cor alaranjada desses alimentos e fundamental para a saúde ocular. Congeladas, conservam praticamente 100% do nutriente.

Feijão verde

Contém vitamina C, que previne o envelhecimento celular e fortalece o sistema imunológico. O congelamento mantém quase 100% das doses da substância presentes na leguminosa logo após a colheita.

Brócolis

No processo de resfriamento desse vegetal, há perda de folato, que atua na formação e maturação de células do sangue. Em compensação, há retenção de 80% da vitamina C.

Atenção: O processo de resfriamento não é indicado para as folhas. Isso porque elas são compostas de quase 80% de água, que se transforma em cristais de gelo durante o resfriamento. Eles rompem estruturas celulares, modificando sua textura. Também pode ocorrer perda de vitaminas.

Portanto, prefira as folhas fresquinhas! O ideal é comprá-las em quantidade suficiente para consumo imediato.

Antes de ir para o freezer

Antes de colocar os vegetais no congelador, você deve mergulhá-los em água quente, a cerca de 90 °C, por alguns minutos.

Veja alguns exemplos:

Vegetais Minutos
Aipo 4
Abóbora cortada em pedaços 3
Abobrinha cortada em pedaços 2
Acelga em folhas 2
Acelga – talos 2
Alcachofra – branquear com água e limão 8
Alho porró 4
Almeirão 2
Aspargo 4
Batata (congelar frita/fritar novamente antes de servir) 4
Beterraba inteira, tamanho médio 8
Berinjela (melhor como prato pronto) 4
Brócolis (deixar de molho 30 min, escaldar em água e sal) 4
Cenoura inteira 5
Cenoura em rodelas 3
Chicória 2
Chuchu (melhor como prato pronto) 2
Cogumelo (deixar de molho em água, limão e sal por 5 min, escaldar e congelar com água) 3
Couve 2
Couve-flor (somente os buquês) 3
Ervilha fresca em grãos 2
Ervilha fresca em vagem 3
Espinafre (espremer para tirar toda a água;não usar a água do branqueamento) 2
Favas (somente os grãos) 4
Mandioca (limpar e cortar) 8
Mandioquinha 5
Milho em espiga 8
Milho em grãos 3
Mostarda 2
Nabo 5
Palmito (branquear com água e limão) 5
Pimentão 2
Quiabo inteiro 3
Repolho
* Fonte: Clínica Dr. Queroz

O tempo de conservação dos vegetais branqueados no freezer é de 10 meses. Em pratos prontos, permanecem conservados por 3 meses.

É possível utilizar o freezer de casa?

Após o branqueamento é possível refrigerar os vegetais tanto no congelamento industrial quanto no doméstico. Porém, na indústria, além de a temperatura ser muito mais baixa, ele é instantâneo, formando cristais de gelo minúsculos.

Em casa, o processo demora mais. Além disso, as gotículas de água se unem em blocos que, ao se solidificarem, podem romper as células do alimento, modificando sua estrutura. Na hora de comer, leia-se textura. Daí que nem toda hortaliça sai do freezer ilesa, e, por isso, em alguns casos, o consumo logo após a compra ainda é a melhor pedida.

E como descongelar?

Os vegetais só devem ser retirados do freezer imediatamente antes da utilização e aquecidos no forno micro-ondas ou no fogão, podendo então ser consumidos em até 24 horas.

Atenção as dicas

– Não os descongele vegetais junto com outros alimentos que liberem odores, como alguns peixes. O sabor final pode ser alterado;

– No caso de vegetais que já são comprados congelados, no supermercado, retire do freezer apenas a quantidade que será consumida naquele dia;

– Após o descongelamento deixe os vegetais por pouco tempo no fogo. Isso porque o cozimento prolongado pode deixar um gosto amargo, como ocorre com a couve-flor;

– Muitos nutrientes são hidrosolúveis (solúveis em água), portanto para que os vegetais percam menos nutrientes no cozimento, cozinhe-os a vapor, em pouca água e não deixe-os muito cozidos;

– Identifique os alimentos com uma etiqueta contendo a data em que foi congelado;

– Nunca recongele os alimentos.

Os vegetais congelados são práticos, rápidos e estão sempre disponíveis, ajudando você a manter uma alimentação saudável e balanceada sempre!

E que tal plantar alguns alimentos em casa? Veja algumas dicas para ter uma horta caseira!

COMENTÁRIOS:

Comentários

Uma Resposta para “Você sabia que os vegetais congelados são mais nutritivos?”

Comente

Deixe aqui sua opinião...