Já pensou se existisse uma bicicleta inteligente que permitisse aos ciclistas trocar informações, em tempo real, sobre o tráfego ou sobre rotas por meio de conexão 3G?

Além disso, informações sobre a velocidade, distância, inclinação, velocidade do vento, frequência cardíaca, trajeto, ritmo – e tudo que pode ser útil para os amantes das bikes – pode estar prestes a se tornar realidade.

A Apple registrou uma patente de uma bicicleta inteligente e animou os esportistas de plantão, já que a notícia explodiu na internet.

Sem ter sido divulgado qualquer nome oficial do transporte, alguns se referem ao veículo por iBike – seguindo a linha de nomes da empresa. Com entrada para iPad e iPhone, as informações do equipamento dotado de sensores, serão exibidas na tela dos eletrônicos, ao que tudo indica.

Comando de voz para mudar as marchas, melhor tempo e volta mais rápida são outros atributos pensados. Segundo o site que mostra as patentes feitas pela Apple, patentlyapple.com, o mesmo conceito pode ser usado em outros tipos de veículo, como moto ou carros, por exemplo.

O sistema poderá ajudar na segurança ao prever obstáculos nos trajetos

Tombos de bicicletas são tão comuns (principalmente entre as crianças!), porque as pessoas, em geral, relutam em usar os equipamentos de segurança. Um estudo feito pela Faculdade de odontologia da Unicamp, aponta que a queda de bicicleta é a principal causa de traumas no rosto de crianças e adolescentes.

Os meninos representam 70% das ocorrências. A pesquisa ainda sugere que 85% de casos de traumatismo craniano deviam ser evitados com o uso do capacete.


COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...