O Parlamento da Catalunha decidiu, ontem (28), proibir as touradas, transformando a província na primeira região da Espanha continental a banir a prática.

A votação foi resultado de um documento levado ao Parlamento com a assinatura de 180 mil pessoas que diziam que a prática é bárbara e antiquada.

Arte?

Aqueles que são favoráveis às touradas insistem que as corridas, como são chamadas na Espanha, são uma tradição importante que deve ser preservada.

Grupos pró-touradas temem que a proibição possa inspirar uma onda de campanhas semelhantes no resto da Espanha.

Eles dizem que as touradas são uma forma de arte e que a medida ameaça o meio de vida de milhares de pessoas.

A proibição começa a ter efeito em janeiro de 2012.

Voto consciente

A medida foi aprovada por 68 votos contra 55, com nove abstenções.

A votação foi apertada porque os dois principais partidos presentes no Parlamento suspenderam a fidelidade partidária, tomando a rara decisão de permitir que seus membros votassem de acordo com suas consciências.

Mas, enquanto o debate oficial é sobre os direitos dos animais, muitos acreditam que o processo seja uma tentativa da Catalunha, região onde há um movimento nacionalista pró-independência, de marcar sua diferença do resto da Espanha, rejeitando uma das mais conhecidas tradições espanholas.

A principal arena de touradas de Barcelona é uma das mais antigas da Espanha, mas o apoio à prática vem caindo entre os moradores da cidade.

Continuidade

O documento foi gerado pela Plataforma Prou, núcleo da iniciativa popular, que sugere a utilização das praças de touradas em espaços para atividades culturais.

A Prou informa que a luta para acabar com o sofrimento animal de qualquer tipo, não apenas nas touradas, vai continuar em todas as frentes e países.

Estima-se que aproximadamente 250 mil touros são mortos por ano em touradas pelo mundo. Os animais costumam ser feridos pelos toureiros várias vezes antes de morrer. Com a popularidade mais baixa em toda a história, a prática está em declínio, apesar de ainda ocorrer em outros países além da Espanha.

Em Portugal, no sul da França e em muitos países latinos, como México, Venezuela, Colômbia e Equador, as touradas têm certa popularidade.

* Com informações da BBC Brasil.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...