− Está mesmo quente aqui ou sou só eu que estou sentindo calor?

Com a chegada da menopausa e, consequentemente, das ondas de calor a pergunta acima é comum para algumas mulheres!

Também conhecidas como fogacho, as ondas de calor atingem aproximadamente 75% do público feminino nessa fase.

Trata-se de um calor localizado no tronco, pescoço e cabeça, em geral acompanhado de vermelhidão facial, suor excessivo e também calafrios, com duração de um a cinco minutos.

Apesar da curta duração, os fogachos podem se repetir em pequenos intervalos.

O sintoma está diretamente ligado ao declínio da produção de estrogênios, hormônio responsável pela formas sinuosas do corpo feminino, e tem duração média de quatro anos.

Acupuntura: uma grande aliada!

Em estudo recente, apresentado na Sociedade Americana de Radiologia Terapêutica e Oncologia, pesquisadores descobriram que a acupuntura é tão eficaz para os fogachos quanto o antidepressivo Venlafaxina.

Outra descoberta: ao contrário do medicamento, a acupuntura não causa efeitos colaterais, como náusea, dor de cabeça, dificuldade em dormir, tonturas, aumento da pressão arterial, fadiga e ansiedade.

Ao contrário. A acupuntura traz benefícios! A técnica promove a sensação de bem-estar, aumento da energia e do desejo sexual.

Conduzidos pelo Dr. Eleanor Walker, do Henry Ford Hospital, em Detroit (EUA), os pesquisadores acompanharam o tratamento de quarenta e sete pacientes com câncer de mama que sofriam com as ondas de calor.

Após 12 semanas, os sintomas foram reduzidos para as mulheres que haviam sido submetidas à acupuntura, em comparação com aquelas que tinham tomado Venlafaxina. Os pesquisadores concluíram que a acupuntura foi tão eficaz quanto o remédio, no controle dos sintomas da menopausa, incluindo os afrontamentos e suores noturnos.

Tratamento

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Acupuntura – Rio de Janeiro (ABA-RJ), Dr. Márcio de Luna, a acupuntura de fato contribuí para a redução das ondas de calor durante a menopausa.

Os pontos utilizados ficam na região compreendida entre o cotovelo e as mãos e entre os joelhos e os pés, com alguns poucos pontos também na orelha. Segundo o especialista, o tratamento deve ser realizado duas vezes por semana até acabar com os sintomas ou minimizá-los ao máximo.

“O índice que eu uso para quantificar a melhora dos fogachos e dos sintomas da menopausa é o Índice de Kupperman, um indicador validado cientificamente e usado internacionalmente para medir as melhoras subjetivas das pacientes. É um recurso eficiente”, explica Luna.

Em entrevista para o Blog da Saúde, o Dr. Márcio de Luna comentou os benefícios da acupuntura para as mulheres, em especial durante a menopausa.

- No tratamento da menopausa, como a acupuntura age no corpo?

A acupuntura age regulando o hipotálamo, região do cérebro responsável por manter o equilíbrio das funções internas corporais, principalmente por meio da coordenação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino, auxiliando na regulação da temperatura corporal.

Por conta das grandes oscilações hormonais típicas dessa fase da vida da mulher, em que os ovários estão diminuindo sua função, ora produzindo muitos hormônios (além da necessidade do corpo), ora produzem poucos, o hipotálamo acaba se descontrolando. A acupuntura age justamente restabelecendo esse grande termostato do nosso organismo que existe no hipotálamo.

- Quanto tempo em média dura o tratamento?

Nós indicamos que a aplicação seja feita 2 vezes por semana. O tratamento completo é mantido até que os sintomas da menopausa desapareçam, o que pode durar de 6 meses a 1 ano, em geral.

- Há chances de os “fogachos” voltarem após o tratamento acupuntural?

Em média, não. Porém, há algumas mulheres que têm uma recaída e o sintoma volta aparecer. Nesses casos, indicamos prontamente que ela retorne para um tratamento corretivo de curta duração, antes que o problema tome proporções maiores.

- Quais outros benefícios que a acupuntura pode trazer para a mulher?

Melhora na libido, retarda o envelhecimento, melhora a performance física, promove o bom-humor, diminui e controla as enxaquecas, melhora a circulação periférica nas varizes (sem fazer desaparecê-las), melhora o intestino preso, entre outros benefícios à saúde da mulher.

- O tratamento acupuntural é indicado para outros momentos ou doenças que acometem as mulheres?

Sim. Devido a enorme gama de indicações da acupuntura, seria até mais fácil dizer para o que ela não é indicada. A acupuntura é recomendada para o tratamento de doenças respiratórias e alérgicas, digestivas, emocionais, ortopédicas e traumatológicas, reumatológicas, no pré e pós-operatório, na geriatria, no stress, na ginecologia, entre outros.

Explicação científica

Pesquisas recentes comprovam os efeitos benéficos e até encontram explicações científicas para acupuntura.

Estudos sobre o assunto, antes restritos às universidades orientais, ganharam espaço entre pesquisadores americanos, europeus e até brasileiros. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou uma denominação especial para esses métodos: são as terapias integrativas.

Criada há quatro mil anos, a acupuntura consiste na aplicação de agulhas em pontos do corpo.

Pela explicação tradicional, ela ativa determinadas correntes energéticas para equilibrar a energia do organismo.

Cientificamente, as agulhas teriam efeitos no sistema nervoso central (cérebro e espinha dorsal), atuando contra a dor. As células cerebrais são ativadas e liberam endorfina, um neurotransmissor responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar.

Um estudo realizado na Universidade de Rochester (Nova Iorque/EUA) com camundongos descobriu uma novidade: a terapia, que atinge tecidos mais profundos da pele, teria efeitos no sistema nervoso periférico.

Assim, as agulhas estimulam também a liberação de outro neurotransmissor, a adenosina, com poder antiinflamatório e analgésico. Leia mais sobre a pesquisa.

Dúvidas sobre acupuntura, clique aqui.

COMENTÁRIOS:

Comentários

Uma Resposta para “Um novo aliado no combate aos sintomas da menopausa”
  1. Vanderlea disse:

    Muito bom!!!

Comente

Deixe aqui sua opinião...