Para sentir-se realizado profissionalmente, abrir o negócio próprio ou continuar a prestar serviço basta aliar oportunidade com vontade. E os aposentados têm se mostrado cada vez mais de volta à ativa.

São dois principais fatores que levam a esse fato. O primeiro refere-se ao envelhecimento da população. Nos últimos 10 anos, o número de paulistanos com 60 anos ou mais subiu 35% e chegou a 1,3 milhão. Se continuarmos nesse caminho, a Fundação Seade prevê que em 2024 o grupo da terceira idade ultrapasse o de crianças e jovens até 14 anos.

O segundo fator está ligado ao aumento do empreendedorismo no País de forma geral, conclusão de uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Entre 55 e 64 anos, o índice aumentou e foi para 6,5 em 2009 – número que não passava de 3% um ano antes.

A GEM é uma pesquisa apresentada pelo Sebrae e Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), para medir o empreendedorismo no Brasil comparado a outros países.

O Próprio Negócio

O aumento da expectativa de vida e o dinheiro extra guardado durante os anos pode ser um bom motivo encontrado pelos aposentados para abrirem o próprio negócio.
Encontrar uma fonte de renda alternativa também os deixa mais atentos às oportunidades, nos casos em que a contribuição à Previdência Social feita por 30 anos no caso das mulheres, ou por 35 no dos homens, não corresponde ao que desejam.

Quero voltar ao mercado de trabalho. O que procurar?

A diretora do Integrated Coaching Institute, Fátima Abate, dá a dica. Em um primeiro momento o aposentado pode tentar uma recolocação na área de consultoria ou na de mentoring, e desempenhar o papel de instrutor aos funcionários recém-chegados.

*Este post conta com informações do Jornal da Tarde

COMENTÁRIOS:

Comentários

3 Respostas para “Aposentados de volta ao mercado de trabalho”
  1. maria conceiçao disse:

    Aposentei-me como professora em 1995, em 96, estava de voltas á sala de aula. Mas, agora saio pela compulsória, pois completo 70 anos em dezembro. Que dó gostaria de continuar, mas, é a Lei.

  2. Paulo Roberto Gomes disse:

    moro no rio de janeiro, e a 12 anos que sou aposentado como eletricista,trabalhei em industria tenho conhecimento de leitura de desenhos, ligação de motores trifásico e instalações elétricas de iluminação residencial e predial e outros. quero voltar a trabalhar pois já estou cansado de acordar e não ter nada o que fazer,as pessoas que se interessarem por mim não se arrependerão. tenho 54 anos de idade e com muita
    vontade de voltar ao trabalho desde já eu agradeço aos intereçados.

Comente

Deixe aqui sua opinião...