A mastectomia é a remoção da mama através de uma cirurgia, geralmente feita em mulheres com câncer. São três tipos de procedimento: no método simples, apenas a mama é retirada, no radical, além da mama são retirados linfonodos regionais, músculos peitorais, tecido adiposo e pele. Por fim, existe a masectomia modificada, na qual também é retirada uma parte da musculatura.

As chances de desenvolver o tumor aumentam a partir dos 35 anos de idade, quando os exames preventivos precisam ser feitos anualmente.

Seja qual for o caso, muitas mulheres sofrem os efeitos da cirurgia ligados à sexualidade, como baixa da autoestima e perda da feminilidade.
Pensando nisso, A FACIS, Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo, inicia 2 grupos gratuitos de ajuda às mulheres mastectomizadas, no próximo dia 2 de Junho.

Para fazer a inscrição, as interessadas devem ligar para o telefone (11)5085 2141.

Data: 2 de Junho
Horário: 1° grupo será das 10h30 às 12h, e o 2° das 14h15 às 15h45.
Profissional responsável: Dr. Maria de Lourdes De Paula Gomes Brunini, psicoterapeuta e idealizadora da  FACIS. Viveu todo o processo, e hoje se propõe a ajudar as mulheres que passam por essa situação.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...