Primeira gravidez muda a rotina do casal, surge um novo universo jamais explorado para os dois. É claro que as sensações são diferentes, afinal, as mulheres sentem todas as mudanças corporais, aquelas que os homens apenas veem.

Mesmo assim, quem pensava que a depressão pós-parto atinge apenas as mães se engana. Entre os pais de primeira viagem, um a cada dez homens sofre desse mal.
Para chegar a tal conclusão, foi feita uma revisão de 43 estudos, levando em conta desde o começo da gestação até o bebê completar um ano.

Curiosamente, os três primeiros meses de vida do bebê é o período em que menos os homens sofrem, 7,7% deles têm depressão. Em compensação, do terceiro ao sexto mês do bebê, está a concentração do problema – atinge 25% deles.

Vários fatores podem estar ligados ao problema. No começo a ficha demora para cair e quando cai, bate aquela insegurança financeira, o medo de não ter todo o tempo para ficar com o filho. Ao ver a mulher, muitos não compreendem a mudança em relação à sexualidade.

A partir daí, tudo que acontece no trio familiar reflete uns nos outros. A mulher precisa da proteção do novo pai, e se não tiver, pode ela própria desencadear a depressão. É certo que tudo isso afetará o bebê, que absorve os sentimentos dos pais.

Veja alguns sinais da depressão pós-parto nos homens:

Imagem da FSP

COMENTÁRIOS:

Comentários

6 Respostas para “Homem tem depressão pós-parto, sabia?”
  1. Mazz disse:

    Eu não acho que exista!

  2. mari disse:

    Eu não chamaria de depressão, chamaria de total desinteresse e iresponsabilidade!!!!

  3. grazi disse:

    Boa Noite, estou com problemas com meu marido, desde que engravidei ele tem me evitado, tivemos poucas relações, eu achava que era po causa do estado,ele assistiu o parto que foi cesariana e hoje ele me evita por que não tem ereção nosso bebe tem 6 meses e ele continua me evitando por não conseguir suprir minhas necessidades preciso de ajuda, o que eu faço?

  4. maria disse:

    tive nene a tres meses e meu marido nao me procura mais nao quer saber de sexo so quer trabalhar me casamento esta em crise so brigamos acho q ele nao sente mais desejo por mim o q faço

Comente

Deixe aqui sua opinião...