As duas doenças fazem parte das Doenças Inflamatórias Intestinais, conhecidas como DII. Apesar de muitas vezes confundidas, são diferentes.

Colite Ulcerativa

A Colite Ulcerativa é responsável pela inflamação e feridas – chamadas úlceras – na camada mais superficial do cólon (intestino grosso), parte que afeta de modo contínuo.

Há algumas variações de nome dependendo da área afetada: se a colite ulcerativa afetar apenas a parte inferior do cólon e reto, é chamada de proctite ulcerativa. Se a doença afetar apenas o lado esquerdo do cólon, é chamada de colite distal ou limitada. Se ela envolver todo o cólon, é pancolite.

Os sintomas geralmente são diarréia, com ou sem sangramento, e dor abdominal frequente.

Doença de Crohn

A doença de Crohn pode afetar qualquer área do trato gastrointestinal, mas costuma ser mais frequente na parte inferior do intestino delgado e intestino grosso. Diferente da Colite, chega a afetar toda a espessura da parede intestinal, mas não é contínua. Em outras palavras, pode ter segmentos do intestino saudáveis, entre os afetados.

Os sintomas e tratamentos dependem variam de deve a grave, mas é comum apresentar dor abdominal, diarréia, perda de peso e febre.

A doença de Crohn é crônica, não tem cura e não se sabe a causa. Os medicamentos disponíveis atualmente reduzem a inflamação e habitualmente controlam os sintomas. As pessoas portadoras da doença podem ter vidas ativas e produtivas!

DII

Não se conhece a exata causa das Doenças Inflamatórias Intestinais. Sabe-se que não são transmissíveis e que ocorrem alterações das defesas do corpo nos portadores dessas doenças desencadeando o processo inflamatório.

É essencial que os pacientes tenham uma boa alimentação e hábito de praticar exercícios físicos.

A Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD) realiza no próximo sábado, dia 15 de maio, a 5ª Caminhada Contra a Doença de Crohn e Colite, no Parque do Ibirapuera. O evento é uma das ações para o Dia Mundial das DII, que acontece dia 19 de maio.

Evento: 5ª Caminhada Contra a Doença de Crohn e Colite no Parque do Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – São Paulo, próximo à ponte de ferro
Data: 15/05/2010
Horário: a partir das 9h
Apoio: Ferring Pharmaceuticals
Mais Informações: (11) 3064-2992

COMENTÁRIOS:

Comentários

2 Respostas para “Caminhada Contra Doença de Crohn e Colite Ulcerativa”
  1. Arthur Morais disse:

    http://meumundocrohn.blogspot.com/ esse é meu blog, tenho doença de crohn…

  2. giba disse:

    Compre com frequencia bastante beterraba e chá de malva, pois ele deve ser preparado aos poucos para não perder os nutrientes. A quantidade desta receita dá apenas para um dia e após o cozimento, o restante deve ser armasenado em geladeira.

    250 gramas de beterraba picada em cubos e cozida numa panela de ferro com 1 litro de água por 6 minutos contados após a água começar a ferver. Depois adicione meia xícara de chá de malva nessa mesma água e mexa levemente deixando cozer por mais 6 minutos em fogo baixo. Espere amornar e moa no mix, depois coe. Esprema no coador com uma colher até retirar todo o suco e sobrar uma massa. A descarte. Beba (religiosamente) 4 xícaras desse suco (uma a cada 6 horas) durante 30 dias. Estou muito satisfeito com esta dica que obtive na internet, apenas faltou a proporção certa dos ingredientes, o que resolvi fazer dessa forma. Não sei se para casos graves funciona, mas comigo está resolvendo. Espero contribuir, com isto, de alguma forma, para ajudar quem precisa! Boa sorte!

Comente

Deixe aqui sua opinião...