Muita disciplina é fator essencial para quem faz a cirurgia bariátrica. Depois de sofrer com a balança há anos, seu médico recomenda a cirurgia de redução de estômago. Muito antes do procedimento ser feito, é necessária uma reeducação alimentar para que os bons hábitos se tornem costume para quando a cirurgia chegar.

Uma vez operado, os cuidados continuam. Recente estudo americano verificou que após a operação, há risco do paciente ficar com anemia. Ao acompanhar 206 deles, 10% estava com a falta de ferro no organismo – mesmo tomando comprimidos para reposição desse nutriente.

Mulheres em idade fértil e pessoas com úlcera têm maior propensão a desenvolver a anemia.

Por que isso pode acontecer

As mudanças no sistema digestivo após a cirurgia prejudicam a absorção de ferro. Também há diminuição da ingestão de carne vermelha, rica no nutriente. A baixa absorção de ferro se mantém até dois anos após a cirurgia, tempo em que a doença pode persistir. Os autores do estudo sugerem aumentar as doses de ferro.

Alimentos de origem vegetal ricos em ferro

-Agrião, couve, cheiro-verde

-Feijão, grão de bico, ervilha, lentilha

-Frutas secas, nozes e castanhas

-cereais e alimento integral

Frutas cítricas (que contêm vitamina C) ajudam o corpo a absorver o nutriente, quando ingeridas na mesma refeição que contenha alimentos ricos em ferro. Limão, laranja e acerola são alguns desses potencializadores de absorção de ferro.

COMENTÁRIOS:

Comentários

Uma Resposta para “Redução de estômago – Cuidado antes, durante e depois”
  1. carl disse:

    Ótimas explicações amigo.

Comente

Deixe aqui sua opinião...