Pesquisadores da Universidade de Columbia, a serviço da população, resolveram verificar se há informações erradas sobre o uso de remédios na rede social. A resposta é afirmativa e alarmante, principalmente sobre o uso de antibióticos.

Ao combinar palavras como “gripe e antibiótico” ou “resfriado e antibiótico” um problema foi detectado. Os internautas recomendaram o uso de antibióticos para doenças virais como a gripe, o que além de ser completamente errado, contribui para que as bactérias ganhem cada vez mais resistência.

Foram analisados mais de 50 mil “tweets”, nome dado às mensagens de até 140 caracteres. Do total, mil foram separados por categoria – uso, efeitos colaterais e conselhos para o tratamento.

Muitos profissionais e instituições utilizam o serviço da internet para divulgar informações sérias, então o primeiro passo para quem procura qualquer tipo de informação é prestar atenção se a fonte é confiável ou não.

Para quem é internauta usuário do Twitter, o Blog da Saúde faz um pedido: Verifique a fonte da informação que passa adiante!

“Lembre-se que a automedicação é um erro grave que pode mascarar os sintomas da doença e trazer efeitos colaterais. Consulte sempre seu médico.”

COMENTÁRIOS:

Comentários

2 Respostas para “Informações incorretas no Twitter sobre o uso de medicamentos”
  1. Marcos disse:

    É sempre necessario buscar boas fontes de informação e lembrar que existem profissionais " Qualificados"qualificados para a prescrição de medicamentose não utilizar a auto-medicação.

Comente

Deixe aqui sua opinião...