Só quem tem a doença sabe como a dor chega a ser quase insuportável. A orientação dos especialistas é para que os portadores de fibromialgia pratiquem exercícios físicos.

Porém, a essas pessoas, que compõem 6% da população, nem sempre é fácil praticar exercícios físicos devido ao cansaço e dores. A boa notícia, no entanto, vem de um estudo feito pela Universidade de Michigan.

A pesquisa revela que ao aumentar a quantidade de tarefas rotineiras no lar como limpar a casa e subir escada reduzem em 35% as dores e aumentam consideravelmente a quantidade de passos dados pelos pacientes durante o dia.

Especialistas brasileiros, como Suely Roizenblatt, reumatologista professora da Unifesp – Universidade Federal de São Paulo – aprovam o estudo. A professora ainda destaca que

“Exercícios simples provam que a pessoa é capaz de se movimentar e, lentamente, ela pode voltar a realizar seus afazeres diários. Além disso, qualquer tipo de atividade ajuda. O que atrapalha é ficar imobilizado por causa da dor”.

*Com informações da FSP.

COMENTÁRIOS:

Comentários

2 Respostas para “Fibromialgia – Exercícios feitos em casa podem ajudar”
  1. VALÉRIA KÜHL SOFONOFF disse:

    OLÁ!
    UMA VEZ EM CRISE, A FIBRO DEVE SER TRATADA PARA QUE O PACIENTE POSSA LIVRAR-SE DAS DORES E RETOMAR SUA VIDA, SEMPRE ATENTO À “MANUTENÇÃO”, NATURALMENTE.
    ENTRETANTO, ATIVIDADES DOMÉSTICAS PODEM NÃO SER EXATAMENTE LEVES OU BRANDAS.
    NO CASO, É NECESSÁRIO ATENÇÃO PARA QUE TAIS EXERCÍCIOS NÃO GEREM QUADROS DE DOR.
    OU SEJA, UMA VEZ SENTINDO-SE BEM, SEM DORES,TAMBÉM NÃO É ACHAR TRATA-SE DO “RAMBO” DA FAXINA!
    “NEM TANTO AO MAR, NEM TANTO À TERRA”.
    FRATER!
    LELA KÜHL

  2. Luciana Garcia Ramos Vieira disse:

    Gostaria de participar como voluntário para pesquisas com portadores de fibromialgia.

    Faz 4 anos que descobri a doença.

Comente

Deixe aqui sua opinião...