Instituído em 22 de fevereiro de 1993, o Dia Mundial da Água é lembrado todo dia 22 de março de cada ano. Apesar de nosso país ser o mais beneficiado em termos de “estoque” – Nosso país detém 11,6% de toda a água do mundo! – cerca de 17 milhões de cidadãos não têm acesso à água potável.

Por isso, no dia mundial da água devemos lembrar que além de preservá-la precisamos zelar por sua qualidade, principal desafio que vivemos por aqui. A qualidade das águas é medida através do IQA – Índice de Qualidade das Águas, que, dentre os itens de avaliação considera coliformes fecais, temperatura, resíduos e outros aspectos.

Números da ONU – Organização das Nações Unidas apontam que para cada 1000 litros de água utilizados, outros 10 mil estão poluídos. Quando revertemos esse número para a qualidade da saúde, 50% é a taxa de doenças e morte nos países em desenvolvimento decorrente da falta de água ou de sua contaminação.

Apesar de todo o esforço feito pelas autoridades políticas é importante lembrarmos que zelar pelo meio ambiente e preservar os recursos naturais é responsabilidade de todos. O diretor da ANA – Agência Nacional de Águas, Paulo Varella lembra que

“Os grandes gerentes da água somos nós mesmos. Se todos nos colocarmos como espectadores, não há lei, não há gestão que resolva. Temos que nos transformar em atores e agir no dia a dia, com mais economia na hora de tomar banho, de lavar o carro”.


E você, o que faz para preservar a água do planeta? Comente.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...