Você passa a maior parte do dia na frente do computador. Além disso, o ar condicionado não perdoa. Resseca o ar e castiga nossas vistas. Com isso, você pode até não saber, mas a sensação de ardência e incômodo que você sente pode ser Olho Seco.

A cura contra esse incômodo é o simples ato de piscar, mais e mais vezes ao dia. Quando piscamos da maneira correta, estimulamos a hidratação ocular não sentimos nada. Porém, sempre que estamos à frente do computador, principalmente trabalhando, estamos concentrados, o que nos faz piscar bem menos.

Batizado de Pisc, o aparelho desenvolvido e testado na Unifesp – Universidade Federal de São Paulo emite luzes sons ou vibrações 15 vezes por minuto.

Os vilões da hidratação ocular

Ar condicionado – A umidade relativa do ar cai de cerca de 60% para 30%. Com isso, a lágrima evapora muito mais rápido.

Computador – Exige uma atenção muito ativa, o que faz com que a pessoa pisque menos e a lágrima evapore mais.

Lentes de contato – As gelatinosas tradicionais, chamadas hidrofílicas, sugam um pouco a lágrima. Com as rígidas o quadro é um pouco melhor.

Pisque corretamente e evite esse incômodo

No computador – Lembre-se de piscar; faça intervalos a cada meia hora; pingue lubrificante ocular.

Como piscar – A pálpebra superior deve encostar na inferior – muitas vezes piscamos só pela metade.

“Agora você já sabe, para que possa distribuir suas “piscadas” tranquilamente exercite a maneira correta e organize-se para descansos alternados do computador durante o dia.”

COMENTÁRIOS:

Comentários

Uma Resposta para “Olho Seco – aparelho brasileiro mostra eficiência”

Comente

Deixe aqui sua opinião...