A saúde é um bem inestimável e que deve ser preservado desde que nascemos. Sábado, 27 de fevereiro lembramos o dia do idoso.

A população brasileira está envelhecendo. Dados do IBGE no período de 1980 até 2009 apontam um crescimento de 2,66 pontos percentuais na população de idosos.

A estimativa é que daqui há 15 anos nosso país será o sexto em maior número de idosos. Como envelhecer faz parte da viagem da vida e é inevitável o ideal é atingirmos a longevidade com muita saúde e disposição.

Mas como?

Diante da vida agitada que temos e de tantas responsabilidades fica difícil prever como estará nossa saúde e estado de espírito ao alcançarmos a terceira idade.

Maria Cristina Diniz, professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis trabalha há mais de uma década com idosos, afirma que há preocupações importantes que devemos ter para mantermos nosso corpo funcionando perfeitamente ao longo dos anos,

“É crucial não fumar, não usar drogas ilícitas ou abusar das lícitas, manter desafios intelectuais e cognitivos constantemente, praticar exercícios e fazer check-ups sempre”, afirma a professora.

Corpo são, Mente sã

Embora os hábitos alimentares e a pratica de exercícios sejam fatores decisivos para uma vida saudável, nossa mente também precisa de atividade constante.

Segundo a professora Maria Cristina

“A leitura com interpretação, o aprendizado de novas línguas ou instrumentos, a prática de atividades sociais e atividades que trabalhem a coordenação, como dança e trabalhos manuais devem ser praticados sempre, até durante a velhice, pois essas atividades ajudam a manter as capacidades motoras e cognitivas quando idosos”.


Envelhecer com saúde é o melhor bem que você pode fazer a si mesmo. Acha que o assunto não lhe diz respeito? Não espere demais até iniciar sua mudança de hábito. A professora Maria Cristina finaliza sua colaboração ao Blog da Saúde com uma frase muito sábia, vale refletir:

“Ser doente envolve muito mais do que ter uma doença biologicamente sabida e estudada. O envelhecimento é fisiológico e natural e precisamos aprender a entendê-lo, o que não pode acontecer é o envelhecimento e empobrecimento de espírito.”

COMENTÁRIOS:

Comentários

5 Respostas para “Jovem feliz, idoso saudável”
  1. Ministério da Saúde disse:

    Caro blogueiro,
    A vacina contra Influenza H1N1, vírus que já matou 1.632 brasileiros, está disponível nos postos de saúde pública de todo o Brasil para pessoas com maior risco de desenvolver a forma grave da doença. A vacina foi testada, é segura e mais de 300 milhões de pessoas já foram imunizadas com esta vacina no Hemisfério Norte. Nesta segunda, 10 de maio, começa mais uma etapa da campanha, voltada agora para a vacinação da população de 30 a 39 anos e idosos com doenças crônicas da região Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. As gestantes poderão se vacinar até o dia 21 de maio.

    Por isso, é muito importante contar com a sua colaboração! Você pode ajudar por meio de materiais que disponibilizamos especialmente para blogs.

    Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

  2. Deuzinete disse:

    Gostei muito do texto e escri um com base neste, como sou batante atrapalhada com a internet, vou te pedir que desconsidere os erros e um favor: que visite o meu blog e faça um comentário, o end é:

    3 ENFER.BLOG.APOT.COM

    OBRIGADA!

  3. Lara disse:

    A Saude dos Idosos deve ser tratada com toda a atenção !

  4. Rafael Silva disse:

    Olá a todos! Sou estudante de Psicologia e tenho muito interesse em atuar na área de Neuropsicologia voltada para pessoas com 50 anos ou mais. Será que podem me ajudar respondendo uma pesquisa? está neste link: Click here to take survey Obrigado!

Comente

Deixe aqui sua opinião...