Você já reparou que come rápido demais? Seja pela fome ou pela falta de tempo, é certo que a maioria de nós não obedece aos conselhos dados por nossa mãe, que durante toda a vida nos disse: Come devagar, mastiga direito!

Pois é, quem não seguiu a recomendação por bem, seguirá então para livrar-se das gordurinhas a mais. Um estudo publicado recentemente identificou que quando comemos depressa e não mastigamos direito os alimentos acabamos consumindo mais calorias.

Você deve estar se perguntando…Mas porquê?. Vamos lá

Quando demoramos mais para comer nosso organismo libera hormônios que nos dão a sensação de saciedade. Os pesquisadores fizeram a experiência com uma taça de sorvete e após meia hora mediram o nível de insulina nos participantes.

Os que demoraram a exata meia hora para consumir o sorvete demonstraram resposta mais pronunciada à sensação de saciedade. Estudos anteriores também comprovaram que quando comemos devagar deixamos de consumir cerca de 10% das calorias.

Agora que você já sabe, sempre que for fazer uma refeição lembre-se do velho lema devagar e sempre. Ainda é difícil? Troque o garfo de jantar pelo garfo de sobremesa. Desculpas não haverão.

“Siga as orientações e contribua com seu organismo para manter a saúde em dia.”

*As pesquisas mencionadas no post foram publicadas no The Journal of the American Dietetic Association e no The British Medical Journal.

COMENTÁRIOS:

Comentários

Uma Resposta para “Fome e mastigação – Devagar e sempre”

Comente

Deixe aqui sua opinião...