Estar acima do peso é uma preocupação constante, pois o excesso de gordura no corpo vai além de fatores estéticos, atinge em cheio o funcionamento correto do nosso organismo e pode causar várias doenças como diabetes e problemas cardiovasculares.

Uma nova pesquisa constatou que doenças provocadas pelo excesso de gordura no corpo podem matar por conta de um grande processo inflamatório.

Os cientistas descobriram que o tecido adiposo, que é formado pelo excesso de gordura, fica cheio de células que estão envolvidas em processos inflamatórios, como é o caso dos macrófagos, que produzem a molécula PAI-1 que inibe a ação da insulina no corpo e é responsável pela formação de coágulos nos vasos sanguíneos. 

A PAI-1 presente no corpo de pessoas obesas é um vilão, pois, nesse processo de inibição da ação da insulina, acaba provocando o diabetes e com o surgimento de coágulos no sangue provoca doenças cardiovasculares.

Agora que os cientistas já sabem que a molécula PAI-1 está estritamente ligada a essas doenças no caso de pessoas obesas, eles podem desenvolver algum medicamento para inibir a ação dessa molécula. Enquanto isso a recomendação é que se evite uma dieta rica em gordura.

Entenda como a gordura pode ser a causa de outras doenças:

Divulgação FSP

COMENTÁRIOS:

Comentários

3 Respostas para “Obesidade: Um grande processo inflamatório”

Comente

Deixe aqui sua opinião...