O Acidente Vascular Cerebral que vitimou Ricardo Gomes, técnico da equipe do São Paulo Futebol Clube e contabiliza cerca de 95 mil vítimas por ano. Os sintomas geralmente surgem de maneira intensa e sua evolução dura apenas minutos.

Confira na imagem abaixo os diversos tipos de AVC e a ocorrência de cada um.

Divulgação - Diário de SP - Clique para ampliar

 

Segundo Antônio César Galvão, neurologista do Hospital Nove de Julho, aos primeiros sinais de um AVC a primeira providência a ser tomada é ir rapidamente a um hospital.

 

De acordo com o especialista, a automedicação  em casos como esse é terminantemente proibida e pode, além de atrasar o início do tratamento piorar o estado de saúde do paciente.

 

Quais são as sequelas?
Temida por familiares e pacientes talvez a pior característica da doença seja as sequelas deixadas no organismo de quem sofre um AVC. A falta ou abundância de sangue na área afetada do cérebro irá delimitar as consequências percebidas pelo corpo.

De acordo com o Dr. Antônio César, se o lado do cérebro atingido for o direito haverá dificuldade motora e de fala do lado esquerdo, e vice-versa. Quando a lesão acontece no lado direito do cerebelo, as dificuldades de equilíbrio e coordenação motora permanecem do mesmo lado.

As piores consequências que podem surgir com o AVC são quando há lesão no tronco cerebral. Nesses casos, além da paralisia na face, sistemas ocular e de deglutição há também extrema fraqueza em ambos os lados do corpo.

O técnico do time paulista permanece internado sem previsão de alta.

“Manter hábitos saudáveis, controlar a pressão arterial e conter o estresse são ingredientes fundamentais para o combate ao AVC. Cuide-se mais e evite transtornos à sua saúde.”

*Com informações do Diário de São Paulo. 

COMENTÁRIOS:

Comentários

3 Respostas para “AVC pode aparecer subitamente”
  1. joão marcelo disse:

    achei as orientações muito boas ,só que preciso saber se as sequelas como totura podem desaparecer…obrigada

Comente

Deixe aqui sua opinião...