Você é doador de órgãos?

Sabia que ser um doador de órgãos pode salvar várias vidas de uma só vez? Exatamente, a sua córnea pode fazer um cego enxergar, seu pulmão pode trazer o ar que faltava para outra pessoa poder respirar, e seu coração pode continuar batendo forte em outro corpo. Se pararmos para pensar, essa atitude pode ser como uma extensão da nossa vida na terra.

Pode ter sido esse tipo de pensamento que aumentou o número de doadores de órgãos no Brasil no ano passado. De 2008 para 2009, o número de doações que resultaram em transplante aumento 26%. O país tem o maior programa público do mundo que efetua transplante de órgãos, de 70 cirurgias realizadas todos os dias, 92% são pagas pelo governo.

Os órgãos mais transplantados todos os anos são o rim e o fígado, por serem órgãos que resistem mais a conservação.

Mesmo com o aumento do número de doadores, é necessário que haja, cada vez mais, uma conscientização maior da população para virarem doadores de órgãos e ajudar mais pessoas a ter mais uma chance de vida, principalmente os moradores das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Segundo a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos) essas regiões são as que têm menos doares.

“O Blog da Saúde apóia essa atitude e acredita que cada vez mais pessoas se tornarão doadores, dando mais um suspiro de vida para essas pessoas que aguardam nas filas de espera”

COMENTÁRIOS:

Comentários

Uma Resposta para “Número de doadores de órgãos aumenta 26%”

Comente

Deixe aqui sua opinião...