Ocultar

Calor, insônia, alterações de humor… O principal vilão da “menô” é outro!


Mulheres com a média de idade de 48 anos já se preparam para a fase mais preocupante de suas vidas. Estão quase completando meio século de vida, porém a idade não é o que preocupa mais, a menopausa está chegando!

Esse período ocorre geralmente dos 45 aos 55 anos de idade e os principais incômodos para as mulheres são as ondas de calor, alterações de humor, secura vaginal, insônia e incontinência urinária. Cerca de 60 a 80% das mulheres sofrem com esses sintomas.

É durante a menopausa que os ovários param de funcionar, por conseqüência, a principal característica dessa fase da vida da mulher é que elas param de menstruar, e os níveis hormonais sofrem uma queda já que o estrógeno e progesterona param de ser produzidos pelo ovário.

Mas agora as mulheres devem se atentar para um problema ainda maior, o colesterol. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, é na menopausa que as mulheres ficam mais vulneráveis ao aumento do colesterol.

Isso acontece porque nesse período a taxa de LDL (colesterol “ruim”) aumenta e supera o HDL (colesterol “bom”) que existe no fígado. Diferente de quando os níveis hormonais estão normais e ocorre o contrário, HDL alto e o LDL baixo.

Mulheres, se cuidem! Evitem ganhar peso, mantenham uma dieta saudável, e façam exercícios físicos.

Mais algumas dicas…

  • Diminua o consumo de sal;
  • Faça refeições mais leves, porém mais freqüentes;
  • Faça uma dieta rica em cálcio;
  • Beba bastante água;
  • Evitar excesso de café.

Agora é só seguir as dicas e passar mais essa fase da vida com mais
tranqüilidade e qualidade de vida!


Comentários

3 Respostas para “Calor, insônia, alterações de humor… O principal vilão da “menô” é outro!”

Comente

Deixe aqui sua opinião...