Um turbilhão de mudanças invade o organismo feminino quando a mulher descobre a gravidez. Um mix de emoções e expectativas é criado até a chegada do bebê.

Neste período, além do acompanhamento médico, é fundamental que a mulher faça a sua parte, alimentando-se de maneira correta e saudável e também praticando atividades físicas.

Manter uma atividade física é importante e ajuda a aliviar a sobrecarga na coluna durante os meses de gestação.

Diante das tantas mudanças ocorridas a que chama mais a atenção é a do centro gravitacional do corpo da mulher que, com o crescimento da barriga tende a pender para frente e sobrecarregar a coluna.

Como nosso organismo trabalha como uma sinfonia em perfeita harmonia, durante a gestação, quadris, joelhos, tornozelos e pés se adaptam para receber a “carga extra”.

Para que você elimine de uma vez por todas as suas dúvidas o Blog da Saúde ouviu o Dr. Franz Burini, médico especializado em Medicina Esportiva e membro do corpo clínico da Clínica Genesis. Confira:

gestante_esporte1) Gestantes podem praticar atividades físicas durante os nove meses de gestação?
A gestante pode realizar atividades físicas durante os nove meses. Quando a paciente já é habituada a praticar exercícios, não há nenhum inconveniente em dar continuidade durante a gravidez. Se ela decidir iniciar a atividade física durante o pré-natal, precisa receber orientação e acompanhamento apropriados.

2) Mulheres sedentárias podem praticar atividades físicas quando engravidam? Qual a recomendação?
Essa atitude de não ficar parada na gravidez aumenta a probabilidade da mulher incorporar a prática de exercícios no seu dia-a-dia, depois que o bebê nascer. Os cientistas acreditam que, ao se tornar mãe, a mulher reavalia seu estilo de vida, motivada por cuidar não só da própria saúde, como também do bebê. O ideal, no entanto, é que a mulher que pretende engravidar comece a fazer algum tipo de exercício físico, principalmente os de característica aeróbica (caminhar) a fim de melhorar o condicionamento cardiovascular. Os benefícios desta atitude vão desde a prevenção de doenças, como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, até um menor ganho ponderal, no período gestacional.

3) Qual a orientação em relação às roupas e alimentação?
É importante que a gestante seja orientada quanto à importância de uma alimentação saudável e equilibrada. Ela nunca deve se exercitar em jejum. A hidratação, antes e depois dos exercícios, também é fator considerável. É essencial que a futura mamãe utilize roupas confortáveis e leves que permitam a evaporação do calor. Também recomendamos o uso de um tênis confortável e a utilização de um top que possa sustentar de maneira confortável os seios.

COMENTÁRIOS:

Comentários

5 Respostas para “Gestação Saudável – Faça a sua parte!”

Comente

Deixe aqui sua opinião...