Ministério da Saúde

Ministério da Saúde

Estamos próximos da chegada do verão, e junto com a estação mais quente do ano vem a preocupação com os surtos de Dengue.

Só em 2009, do início do ano até o dia 1º de agosto houve aumento de cerca de 159% da doença em estados como Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Para o Ministério da Saúde a responsabilidade sobre o controle e formas de prevenção deve ser compartilhada entre os governos, tanto municipais quanto estaduais.

Segundo estimativas, os estados que correm mais risco no próximo verão são: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

 

Entenda a doença

Doença de característica infecciosa, a Dengue é causada por um vírus integrante da família Flaviridae. Classificado como arbovírus, sua transmissão se dá através dos artrópodes (insetos, crustáceos, aranhas). A forma de contágio mais conhecida é através do mosquito Aedes Aegypti (que também contaminado pelo vírus) transmite a doença aos humanos. Prevenir a doença é fácil, basta estabelecer em sua rotina alguns cuidados. Confira na imagem abaixo:

Como evitar a Dengue

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Para ter acesso ao documento do Ministério da Saúde clique aqui.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...