Vivian Maerker Faria

Vivian Maerker Faria - Divulgação

 Por Vivian Maerker Faria

O mercado de trabalho atual exige que os profissionais sejam mais ativos e participativos, o que faz com que se exponham com mais frequência. Comunicação deficiente normalmente leva ao erro e pode, também, ser confundida com a falta de experiência ou eficiência profissional.

Espera-se que o profissional saiba se expressar bem para transmitir suas idéias em reuniões para apresentar e defender projetos, lançar produtos, participar de almoços e happy hours para networking, negociar, criar parcerias, enfim, a comunicação é a base de praticamente todas as atividades, independentemente de sua área de atuação.

Dentre os usos da comunicação, talvez o mais importante para crescer na carreira profissional seja investir no networking, criar uma rede de contatos e pessoas que fazem parte de suas relações pessoais e profissionais, tiveram a oportunidade de vê-lo atuar no cenário profissional ou acompanharam sua carreira e desenvolvimento.

Além de ser uma valiosa ferramenta de Marketing Pessoal, o networking ajuda a criar e manter vínculos com as pessoas para, futuramente ou quando necessário, criar parcerias e contar com a ajuda destes contatos.

Por que, então, o networking é tão importante ?

1) O profissional sempre precisa da ajuda de outras pessoas, pois não dará conta de fazer tudo sozinho. É preciso criar um vínculo com colegas e conhecidos para contar com seu suporte quando necessário.

2) Por meio destes contatos, o profissional chegará a outras pessoas…

3) Uma rede de relacionamentos proporciona uma visão mais ampla das situações, especialmente pela troca de informações, experiências e idéias. Relacionamentos engrandecem justamente pela sua diversidade!

Dez dicas para fazer e manter seu networking:

1. Faça contatos, fale e converse com todos na empresa – circule.
2. Organize e mantenha atualizadas as informações de seus contatos.
3. Participe de eventos sempre que possível.
4. Faça-se presente para estar na mente das pessoas.
5. Esteja presente virtualmente, sempre.
6. Procure ajudar as pessoas sem esperar algo em troca.
7. Participe de listas virtuais.
8. Promova trocas entre seus contatos.
9. Torne este relacionamento uma prática comum em sua vida.
10. Demonstre real interesse pelas pessoas.

* Vivian Maerker Faria é diretora da SEC Talentos Humanos e consultora em Recrutamento e Seleção de Secretárias e Especialistas desde 1996. É autora do livro Manual de Carreira: Identifique e destaque o talento que existe em você (Editora Saraiva, 2009) e colaboradora do livro Mulheres de Sucesso – Os segredos das mulheres que fizeram história (Editora Gente, 2000).

COMENTÁRIOS:

Comentários

2 Respostas para “Artigo: Como investir na comunicação para crescer profissionalmente”

Comente

Deixe aqui sua opinião...