O leite é o primeiro alimento que ingerimos em nossas vidas. É um alimento rico em nutrientes, essencial para prevenção de uma doença que atinge dez milhões de pessoas no Brasil, a osteoporose, e ainda é responsável pelo vínculo efetivo e maternal presente nos mamíferos.

O consumo de leite e seus derivados fazem parte de uma dieta equilibrada em todas as fases da vida, pois são excelentes fontes de proteína, vitaminas A e D e cálcio. A falta deste mineral no organismo dificulta a formação e manutenção de ossos e dentes causando a osteoporose. Segundo o Ministério da Saúde, 2/3 das mulheres com mais de 80 anos são atingidas pela doença.

Portanto, “é bem mais barato prevenir a osteoporose  e  uma das medidas de prevenção consiste no fornecimento de cálcio aos ossos nas quantidades que eles necessitam diariamente”, afirma o Dr. Rogério V. de Lima, ortopedista especializado em Cirurgia de Colunas pelo Hospital das  Clínicas e do Corpo Clinico do   Hospital Albert Einstein. A ingestão diária de cálcio recomendada pela DRIs – Dietary Reference Intake são 1000mg/dia para adultos.

Tipos variados e maneiras deliciosas de consumir

Os mais encontrados são o leite de vaca, cabra e ovelha e podem ser apresentados na forma de pó, condensado ou fluído. O leite em pó é leite tratado termicamente, desidratado e de boa qualidade microbiológica. O leite condensado é pasteurizado, desidratado parcialmente e com adição de açúcar. Já o leite fluído, o mais consumido, pode ser do tipo A, B ou C e podem ser integral, padronizado, semidesnatado ou desnatado de acordo com o teor de gordura presente no leite.

Se você não gosta de nenhum desses tipos, por que não provar esta receita de Requeijão Cremoso.

Tempo: Até 2 horas
Ingredientes:
1 litro de leite;
250g de manteiga;
5 colheres(sopa) bem cheias de maisena;
1 lata de creme de leite;
sal.
Preparo:
Leve ao fogo o leite com a maisena, a manteiga e o sal. Deixe cozinhar e esfriar. Depois de frio, misture o creme de leite sem o soro e bata bem, até ficar homogêneo. Guarde em vasilhame esterilizado e bem tampado na geladeira.

COMENTÁRIOS:

Comentários

Uma Resposta para “Leite: Importante do seio materno à melhor idade!”
  1. Wilton Reis disse:

    Após os 2 anos de idade o ser humano,por parar de produzir lactase,a enzima que digere a lactose do leite,não consegue digerir esse carboidrato,levando ao que se chama Intolerância à Lactose,responsável por uma série de sintomas pela presença da lactose não digerida no tubo digestivo.70% dos seres humanos adultos não conseguem digerir a lactose e sofrem ,às vezes a vida inteira com dor abdominal,gases abdominais ,eructações frequentes,diarréia fora outros problemas como alergias e labirintopatias(vertigens,tonturas) O leite é uma péssima fonte de Calcio absorvível.Porttanto este artigo é uma propaganda enganosa encomendada pelos comerciantes interessados na venda do leite.O leite só deve ser utilizado pelos seres humanos até os 2 anos de idade,e assim mesmo somente o materno ,do peito da mãe,nunca o de outra espécie animal.O uso do leite de outra espécie animal na alimentação humana,é uma das maiores aberrações nutricionais.

Comente

Deixe aqui sua opinião...