A primavera já mostra sua cara e com ela o desejo incontrolável de atingir o peso ideal antes da chegada do verão. Seja para arrasar na temporada ou conseguir entrar naquele modelito, algumas pessoas perdem a linha quando o assunto é atingir a meta desejada na balança.

Mas, o que muitos não sabem – ou fingem não saber – é que por trás das muitas atitudes para atingir o manequim ideal em poucos meses escondem-se grandes vilões. Dietas não balanceadas, falta de acompanhamento médico adequado, tratamentos estéticos sem segurança e uso de inibidores de apetite podem causar graves “estragos” à sua saúde.

As diversas patologias relacionadas aos alimentos, como bulimia e anorexia demonstram que mais do que apenas uma característica estética, os distúrbios relacionados à alimentação são uma questão de saúde da população. Conversamos com profissionais da equipe de Saúde e Qualidade de Vida da Victory Consulting e pedimos que apontassem os maiores riscos para cada alternativa mal pensada quando o assunto é perder peso. Confira!

Fórmulas para emagrecer - É errado usar inibidores de apetite, as famosas fórmulas mágicas? Se eu usar por um mês e perder os quilos que desejo posso interromper o tratamento?
As drogas que inibem o apetite (metanfetaminas) são drogas altamente potentes que estimulam o sistema nervoso central e que provocam euforia, às vezes alucinações, insônia, aumentam a auto-estima e o desejo sexual, intensificam as emoções, além de diminuírem o apetite e o cansaço. Por estas razões este fármaco causa dependência nas pessoas que o consomem. Deste modo, os inibidores podem trazer graves consequências para o organismo, tais como: arritmias cardíacas, taquicardia, enfarte do miocárdio, cardiomiopatia, acidente cerebrovascular, disfunção eréctil, febre e hipertensão. Como o efeito é pouco duradouro e termina em depressão, o usuário é levado a tomar doses sucessivas, que vão aumentando na quantidade de metanfetamina ingerida à medida que o organismo vai se habituando à droga, pelo que em estados de sobredosagem podem ocorrer fortes dores no peito, insuficiência respiratória, perda de consciência, convulsões e morte. Em suma, não definiria como certo ou errado mas gostaria de constatar que estes inibidores de apetite têm efeitos perigosos, e em casos extremos, podem ser fatais. No caso do uso por apenas 1 mês, mesmo chegando ao objetivo, é de extrema importância fazer a manutenção do tratamento, diminuindo as dosagens e interrompendo o tratamento aos poucos e não de uma só vez. Quando interrompemos de imediato, o metabolismo não se adapta à interrupção da droga e na maioria dos casos, em um futuro próximo os quilos perdidos voltam e às vezes, o ganho é até maior do que no início do tratamento.

Shakes e chás – Se eu quiser consumir fibras e frutas pela manhã e noite e substituir o almoço e o jantar por shakes e chás eu posso? Qual a recomendação ideal para o consumo de tais complementos?
Substitutos de refeição são suplementos que tem como finalidade manter uma refeição instantânea, completa e prática, com proporções de proteínas, carboidratos, um pouquinho de gordura e número muito baixo de calorias, porém a febre do consumo de shakes para emagrecer, pode trazer prejuízos à saúde de quem os consome com frequência. O ideal é substituir somente uma das refeições do dia, pois os complementos nutricionais não devem exercer o papel de todas as refeições. O corpo humano tem necessidade de alimentos sólidos e frescos, que são fontes insubstituíveis de vitaminas, enzimas, sais minerais e fibras (principalmente frutas, legumes e verduras). Sua carência pode trazer problemas para o organismo. É importante ficar atento pois em muitos shakes os cálculos existentes nas tabelas nutricionais assim como as indicações que aconselham ao consumidor a substituir refeições são equivocadas fazendo com que as pessoas passem fome, não recebam os nutrientes necessários para o dia-a-dia e, muitas vezes, não consigam emagrecer, o que é o principal objetivo. Por isso, siga algumas orientações:

- Substituir a cada dia apenas café da manhã ou jantar pelos shakes;
– Prefira-os no lugar de petiscos como bolachas, sanduíches e doces que são muito calóricos;
– Para quem malha muito e não consegue repor totalmente as energias gastas durante o dia, os shakes dietéticos também são uma sugestão;
– Na hora da compra, prefira sempre produtos adequados com boas informações de rotulagem e informe-se sobre o fabricante. Não arrisque, pois complementos com fórmulas desbalanceadas podem prejudicar a saúde. Quando se trata de chás, eles são ótimos para hidratação, mas não tem nutrientes nem calorias para substituir uma refeição principal. Uma dica é fazer a ingestão nos lanches intermediários, entre as principais refeições.

Mente e Comportamento – É verdade que quando comemos com sentimento de culpa podemos engordar, mesmo quando comemos em quantidades pequenas?
Não é verdade. Quando comemos com sentimento de culpa, o estado emocional traz desânimo e preocupação, o que acaba por aumentar a ansiedade e a vontade de comer, não tendo nenhuma interferência com ganho de peso. Engordar significa ingerir um numero maior de calorias, muitas vezes proveniente de gorduras e açúcares, aumentando a quantidade de tecido adiposo e consequentemente de peso.

Mesmo de dieta não podemos fugir dos compromissos sociais como encontro com amigos e as temidas festas infantis, cercadas de guloseimas. O que fazer em casos como esse? Como conciliar o convívio social com a dieta?
O primeiro passo para quem está de dieta é “bom senso”. É importantíssimo mantermos o convívio social, a dica é moderação. Controle as quantidades e tente selecionar opções que possuam menor quantidade de gordura.

Números e Prazos – Como posso calcular meu peso ideal?
O peso ideal se dá pela média entre mínimo e máximo do IMC Saudável (sugiro o ponto de corte IMC 22g/m², porém estando dentro dos índices de 18,5-24,9Kg/m², é também considerado normal. Se calcula da seguinte maneira: altura² x 22 = Peso Ideal.

As contas de Índice de Massa Corporal – IMC funcionam?
Índice de massa corporal funciona, porém não é um método confiável isoladamente, pois ele não difere percentual de gordura e músculo. Ex. Um homem pode ter 1,80 e 100Kg e ser musculoso  e não obeso. O ideal é associar o IMC com aferição dos percentuais de gordura ou com a bioimpedância elétrica.

Qual a média diária de calorias que mulheres e homens devem consumir por dia?
Não existe número exato de calorias definidos para homens ou mulheres. O valor calórico total da dieta deve ser personalizado e calculado individualmente por uma nutricionista de acordo com o metabolismo basal do individuo e nível de atividade física, não existe um padrão.

Para uma pessoa que precisa perder 10 kg qual é o período necessário para que emagreça com saúde?
Independente da perda de peso total objetivada, define-se que o saudável é perder até no máximo 4Kg por mês.

Verdades e Mitos – Das tantas dicas para emagrecer que vemos, lemos e ouvimos quais são verdadeiras e quais são falsas? Por qual motivo?

Café acelera o metabolismo. (x) V  (  ) F
Motivo: A cafeína, um dos principais compostos do café, é um estimulante. Seu consumo acelera o metabolismo basal, a energia gasta em funções vitais, como os batimentos cardíacos e a digestão. Esse consumo de energia não é suficiente para promover a queima de gordura. Ou seja, sozinho o café não emagrece. Isso pode ocorrer se seu consumo estiver associado à prática regular de exercícios físicos.

Suco de limão emagrece. (  ) V  (x) F
Motivo: Não existe nenhum alimento que oxide gordura para gerar emagrecimento.

“Agora que você já está por dentro do que é válido e saudável para emagrecer com saúde vai ficar muito mais fácil alcançar sua meta e aproveitar as delícias do verão sem encolher a barriga!”

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