O mês de julho acabou junto com aquele tempinho para viajar com a família. Mas, profissionalmente também estamos suscetíveis à viagens. Seja de carro, ônibus ou avião, ninguém se livra do trajeto, muitas vezes, desconfortável. De acordo com pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard, viagens longas em que ocorre imobilidade prolongada do corpo aumentam o risco de tromboembolismo venoso.

Quando ficamos muito tempo parado, coágulos de sangue podem obstruir uma veia profunda, dificultando o funcionamento do sistema circulatório. Complicações como a obstrução de uma artéria pulmonar (a embolia pulmonar) ou a dificuldade do retorno venoso provocando inchaços e úlceras são decorrentes da trombose venosa profunda.

A incidência da doença é ainda maior quando se trata de viagens aéreas e o risco absoluto é relevante para medidas de prevenção serem tomadas. Por isso, é indicada a ingestão de líquidos não-alcoólicos, mexer-se regulamente e a utilização de meias elásticas para facilitar a circulação do sangue. Pessoas com problemas vasculares e histórico familiar de câncer, problemas ligados ao coração ou outras insuficiências de saúde devem ficar ainda mais atentas às medidas recomendadas.

Fonte: Folha de S.Paulo

COMENTÁRIOS:

Comentários

Uma Resposta para “Viagens: Mexa-se durante o trajeto!”

Comente

Deixe aqui sua opinião...